Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

19 de dezembro de 2012

As características de um líder do século 21


A Dom Strategy Partners finalizou seu mais novo estudo sobre Liderança nas empresas. Veja as principais conclusões delineadas nas 10 competências essenciais dos líderes talhados para serem bem-sucedidos nos mercados ultra-competitivos do Século XXI:
1. Dedicação & Foco
2. Integridade e Confiança
3. Visão Inspiradora
4. Visão Compartilhada
5. Criatividade
6. Comunicação Clara e Intermitente
7. O Trabalho em Grupo e os Diferentes
8. Humildade com Respeito
9. Motivação, Proteção & Promoção do Desempenho Superior
         10. Se Importar Genuinamente

A definição de sucesso


“Rir sempre e muito; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; conquistar a apreciação de críticos sinceros e sobreviver à traição de falsos amigos; apreciar a beleza e enxergar o melhor nos outros; deixar o mundo um lugar melhor, seja através de uma criança saudável, um lindo jardim ou retorno dado para a sociedade; saber que uma vida respira com maior facilidade por sua causa. Isso é ser bem sucedido”

texto enviado por Eduardo Rodrigues - Fpólis - SC

16 de dezembro de 2012

O ABC do bom profissional


Saber ser um bom profissional não é, de modo algum, tarefa fácil. Pode-se mesmo dizer que é uma tarefa que exige esforço contínuo e empenhamento constantes. É um caminho longo mas necessário se queremos ser bem sucedidos na nossa carreira e reconhecidos pelo trabalho que desempenhamos. Letra a letra, as características essenciais do bom profissional.

Ambicioso
Ter ambição é uma característica fundamental num bom profissional ou em quem luta para conseguir ser um. Ambição tem a ver com empenho e com a vontade de querer sempre um pouco mais.

Bem disposto
Saiba sorrir e ser amável para com todas as pessoas que o rodeiam, quer trabalhem consigo directamente quer não. A boa disposição é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho. Entre no seu escritório sempre com um sorriso nos lábios.

Criativo
Ter sempre uma ideia na manga, pronta a ser usada, mostra que você é uma pessoa sempre atenta e com soluções para os problemas que vão surgindo. Tente ter a ideia certa no momento certo para não correr o risco de surgir com ideias ultrapassadas.

Dinâmico
Ninguém gosta de ter na sua empresa alguém parado e que precisa de pedir licença a uma mão para mexer a outra. Dinamismo é sinónimo de produtividade.

Eficiente
Quem não gosta de ter o trabalho feito dentro dos prazos limites estabelecidos? Tenha sempre o trabalho pronto a tempo e horas, e bem feito, e vai ver como o seu chefe vai ficar super satisfeito consigo.

Feliz
Um empregado feliz é um empregado que veste a camisola da empresa para quem trabalha. Encara cada desafio com o sorriso nos lábios e sente o seu local de trabalho como uma segunda casa.

Gentil
Saber ser amável e gentil para com as pessoas que o rodeiam é uma característica que será seguramente bastante apreciada. Não seja de atropelos e saiba ter sempre uma palavra amiga para os seus colegas.

Honesto
Não roube as ideias dos seus colegas. Tenha ideias próprias e saiba dar a mão à palmatória quando os seus colegas têm ideias pertinentes e interessantes. Por outro lado, não alinhe em jogos de coscuvilhices ou de lançar boatos para denegrir colegas. Acredite, não há pior politica que possa adoptar.

Inteligente
Tente ser inteligente a tomar decisões. Saiba tomar a decisão mais acertada quando os problemas apertam e tenha jogo de cintura para contornar situações difíceis.

Justo
Elogie sempre que se concretizar bem um trabalho, mas saiba também ser crítico quando for preciso.

Lutador
Tenha sempre em vista um objectivo bem preciso e lute até o conseguir concretizar. E sempre que concretizar um estabeleça outro e mais outro. Lute pelos melhores trabalhos, lute por ser um trabalhador cada vez mais eficiente, lute por um melhor salário, lute!

Meticuloso
Nunca deixe que um pormenor qualquer falhe no seu trabalho. Veja e reveja tudo o que lhe pedirem para fazer de modo a que nada falhe.

Notável
Tente fazer sempre um bocadinho mais do que lhe pedem. Notabilize-se dentro da sua equipa de trabalho pelo seu constante bom desempenho.

Organizado
Arranje um método de trabalho rentável e que o ajude a alcançar bons resultados. Tenha sempre a sua secretária organizada, os seus ficheiros ordenados, o seu computador limpo, os seus dossiers em ordem.

Perspicaz
Tente ter o seu sexto sentido sempre alerta para as melhores oportunidades. Sempre que lhe "cheirar" a um bom negócio, avance!

Querido
Seja um bom colega e saiba deixar nas pessoas com quem trabalha a melhor imagem possível. Deste modo você foge de possíveis difamações ou armadilhas que lhe possam quer pregar.

Responsável
Esta é uma qualidade imprescindível para quem quer ser distinguido como um bom profissional. Não descore os seus compromissos, tenha a sua agenda sempre bem organizada, saiba fazer um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são dados, seja sempre pontual nos seus compromissos profissionais.

Sensato
Tenha os pés bem assentes na terra e não se deixe levar por devaneios ou por projectos demasiado audaciosos. Tenha a sensatez de nunca dar um passo maior que a perna tendo sempre a noção do que consegue realmente fazer. É preferível fazer pequenas coisas mas fazê-las bem feitas do que querer fazer demais e depois não conseguir.

Trabalhador
Mostre constantemente empenho e dedicação ao trabalho. Faça com que toda a gente veja que você é extremamente esforçado, que mesmo quando não sabe se esforça por aprender porque quer saber sempre mais e faz questão de concluir sempre bons trabalhos

Utópico
Ser utópico não é, necessariamente, uma coisa má. Significa, apenas que você sonha em conseguir concretizar cada vez mais e melhor, em dar o tudo por tudo pela sua empresa.

Visionário
Seja uma pessoa de visão e esteja sempre alerta para novas oportunidades ou desafios. Saiba ver o que pode trazer melhores resultados para a sua empresa. Tente ver boas oportunidades naquelas pequenas coisas que os outros negligenciam.

X-man
Não queira ser mais do que você consegue e não se arme em super herói.

Zeloso
Seja cuidadoso com tudo o que envolve o seu trabalho de modo a que nunca seja apanhado no meio de pormenores que possam prejudicar seriamente o seu trabalho. 

O furo no barco


Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.
No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:
O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.
Não importa para quem, quando ou de que maneira: mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.

15 de dezembro de 2012

Ser criativo traz ganhos para o negócio; veja 5 dicas de especialistas


A criatividade e a inovação são características muito exaltadas no mundo empresarial como fator de sucesso nos negócios. De fato, criar um produto ou serviço diferente do que já há no mercado pode fazer a empresa conquistar espaço, ou mesmo rever processos internos e inovar na forma de fazer as coisas pode trazer redução de custos e melhorar a vida financeira do negócio.
Fábio Zugman, autor do livro “Criatividade sem segredos”, da Editora Atlas, diz que a criatividade é o processo de realizar algo criativo, por exemplo, criar um novo jeito de trabalhar. Já a inovação é algo criativo que já deu certo e está pronto para ser reproduzido. “A criatividade dá trabalho e leva tempo. É necessário tentar, errar, continuar tentando até o dia em que dará certo.”
Ele diz que é possível ser criativo e inovador em todas as etapas da empresa, não apenas no produto final. “As pessoas e as empresas costumam dizer que os criativos são o pessoal da publicidade ou desenvolvimento de produto, mas não. Todos podem ser criativos. O advogado pode propor uma saída criativa para um problema jurídico, o financeiro pode propor uma forma de pagamento de dívida criativa para não precisar de financiamento, por exemplo”, declara.
Dar liberdade para os funcionários darem sugestões pode ser uma grande fonte de ideias, afinal, quem está na linha de frente da operação tem mais condições de ver o que pode ser melhorado, de acordo com Zugman. “Crie condições para o seu funcionário querer inovar e empreender, mas sem puni-lo se a tentativa der errado.”
Erick Krulikowski, gestor de projetos na área cultural e sócio-diretor da empresa Setor i, diz que o empreendedor tem que envolver e motivar as pessoas para favorecer o ambiente criativo.
“A criatividade tem mais resultados nos negócios se não ficar presa a um grupo específico da empresa. Um ambiente criativo é um ambiente onde o fluxo de pessoas e ideias é livre. Mais do que promover a ‘sua’ ideia, é importante conduzir o grupo para chegar a uma boa ideia para a empresa.”
Segundo Adriana Baraldi, especialista em criatividade para inovação, ser questionador é a base para ser criativo nos negócios. “As boas respostas começam com boas perguntas, e por isso o exercício do questionamento livre de amarras pode ajudar bastante. O teste dos ‘Por quês’ ajuda a desmontar respostas e falsos argumentos, e utilizar a expressão ‘e se...’ contribui para imaginar cenários”, afirma.
Entretanto, ter um ambiente criativo não significa a ausência de processos. Pelo contrário, querer inovar demais pode até ser prejudicial. "Até a criatividade deve ser, de certa forma, planejada. Equilibre soluções criativas com processos já bem conhecidos pela empresa", diz Baraldi.
Confira a seguir, cinco dicas para tornar o ambiente da empresa estimulante para a criatividade:
1.   Dê liberdade para os funcionários criarem, eles podem ser uma grande fonte de ideias
2.     Seja questionador. As boas respostas começam com boas perguntas
3.     Envolva e motive as pessoas de todas as áreas, a criatividade tem mais resultados se não ficar presa a um
     grupo específico 
4.     Amplie seus interesses e dos funcionários, estimule contato com atividades como teatro e cinema, e até projetos paralelos
5.     Pense em soluções simples e diferentes para os problemas

Comercial show de bola


Para descontrair e rir um pouco


Bebado é bebado, mas, corajoso


14 de dezembro de 2012

Frases muito interessantes


“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.”  Peter Drucker.

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” Peter Drucker 

 “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.” Tiger Woods – Grande campeão do golfe mundial 

“Quanto mais você sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha.” Colonel Red

“Os problemas existentes não podem ser solucionados pelo mesmo modelo mental que os criou. ” Albert Einstein.  

“A vontade de se preparar precisa ser maior que a vontade de vencer.” Bob Knight

 “O que sabemos é uma gota. O que não sabemos é um oceano.” Isaac Newton. 

“Mente é igual pára-quedas. Funciona melhor aberta.” Mario Sergio Cortella 

“Muitas vezes é melhor pedir perdão do que pedir permissão.” Frase do livro BSC e a gestão estratégica – Autor : Emilio Herrero Filho

“Se à primeira vista a idéia não for absurda, não há esperança para ela.” Albert Einstein

“Não deixe o ruído das opiniões de outras pessoas calar sua própria voz interior. Tenha coragem de seguir seu coração e intuição.”  Steve jobs



Quem atrapalha quem...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

Frase interessantes


As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.

As três peneiras


 “Olavo foi transferido de departamento. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe saiu com esta:
- Chefe! O senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva… Disseram que…
Nem chegou a terminar a frase e o chefe perguntou:
- Espere um pouco… O que vai me contar já passou pelo crivo das 3 peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- A primeira é a da Verdade. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não, não tenho. Como posso saber? O que sei é que me contaram que…
E novamente foi interrompido pelo chefe.
- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda que é a Bondade. O que vai me contar, gostaria que outros também dissessem de você?
- Claro que não! Deus me livre, chefe!
- Então sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira que é da Necessidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo a diante?
- Não chefe. Passando pelas peneiras, vi que não sobrou nada que eu iria contar!”
Pense nisso, antes de falar. Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre outras pessoas.

6 características de um líder com verdadeiro pensamento estratégico


Líderes que sabem adaptar estratégias, o tipo que precisamos hoje em dia, fazem 6 coisas muito bem:
1. Antecipar
A maioria do foco da maioria das empresas está no que está logo em frente. Os líderes faltam “visão periférica”. Isso pode deixar a empresa vulnerável a concorrentes que detectem e ajam em outras oportunidades.
Para antecipar bem, você precisa:
ü  Buscar informações que podem revolucionar o seu setor
ü  Ir além das fronteiras atuais do seu negócio
ü  Criar redes de contato que te ajudem a entender melhor o horizonte

2. Pensar de forma crítica
A “sabedoria popular” diminui o risco de você ser questionado. Porém, se você aceitar o que já foi provado, sua empresa perde vantagem competitiva. Pensadores críticos questionam tudo.
Para dominar essa habilidade você precisa se forçar a:
ü  Analisar profundamente problemas para achar as causas
ü  Desafiar crenças e formas de pensar, incluindo as suas
ü  Identificar quando há hipocrisia, manipulação e pré-julgamentos nas decisões  organizacionais

3. Interpretar
Ambiguidade é agoniante. Quando a vemos, é tentador buscar uma solução rápida e provavelmente errada. Um líder estratégico sabe ser frio e organizar informações de fontes diferentes antes de criar um ponto de vista.
Para ficar bom nisso, você precisa:
ü  Buscar padrões em diversas fontes de dados
ü  Encorajar os outros a fazer o mesmo
ü  Testar premissas atuais e testar diversas hipóteses ao mesmo tempo

4. Decidir
Muitos líderes são vítimas da “paralisia por análise”. Você precisa desenvolver processos para chegar a uma posição “boa o suficiente”.
Para fazer isso, você precisa:
ü  Analisar o que realmente é importante na decisão
ü  Equilibrar velocidade, rigor, qualidade e agilidade. Deixe a perfeição para os divinos
ü  Tomar uma decisão mesmo com informações incompletas e visões diversas

5. Alinhe
Consenso é raro. Um líder estratégico precisa estimular o diálogo, criar confiança e engajar as partes, especialmente quando as visões divergem.
Para fazer isso, você precisa:
ü  Entender o que motiva as pessoas, incluindo o que não é óbvio
ü  Trazer as diferenças para a superfície, mesmo quando não é confortável
ü  Avaliar tolerância a risco e construir o suporte necessário

6. Aprender
Conforme sua empresa cresce, feedback sincero fica cada vez mais difícil. Você precisa fazer o possível para mantê-lo.
Isso é crucial, já que sucesso e fracasso (especialmente o fracasso) são fontes de grande valor para o aprendizado organizacional.
Veja o que você precisa fazer:
ü  Encorajar e servir de exemplo sobre sinceridade na hora de avaliar lições aprendidas
ü  Mudar rapidamente o caminho quando perceber que está incorreto
ü  Celebrar tanto o sucesso quando falhas (bem intencionadas) que tragam aprendizados

6 rápidas dicas de atendimento ao cliente


1 – Procure ter uma relação próxima com seus futuros clientes. Se seu futuro cliente confia em você e conhece seu trabalho, então você tem grandes chances de negócio. Se não for na empresa dele, será na empresa do amigo dele. Se não for hoje, será amanhã. Lembre-se que o marketing popular é muito poderoso.

2 – Saiba estipular prazos e preços. Se você não sabe quantas horas vai levar para resolver o problema do seu cliente, procure trabalhar com uma margem de segurança. Ninguém gosta de tirar dinheiro do bolso ou esperar mais do que o combinado.

3 – Use propostas de negócio bem elaboradas. Coloque no papel tudo o que você vai fazer para seu cliente. A informalidade gera prejuízos para os dois lados e deixa brechas para frases como “mas eu achei que ia ter isso também”.

4 – Evite gerar muita expectativa no seu cliente. Qualidade – expectativa = satisfação do cliente.

5 – Preocupe-se com o pós-venda. Ligue para o cliente após a conclusão do projeto e pergunte se está como ele queria. Isso gera um aspecto de compromisso e responsabilidade.

6 – Vista a camisa do seu cliente. Procure ver o problema do seu cliente como um problema seu também, dedique-se ao máximo para resolvê-lo.

13 de dezembro de 2012

5 dicas para conquistar e manter a fidelidade de sua equipe


Apesar de a economia global apresentar sinais remotos de recuperação, os dias continuam difíceis, e as empresas em todo o mundo reagem com dificuldade. Em tempos assim, são comuns as demissões, os cortes de despesas e a extinção de programas voltados ao funcionário - medidas adotadas como reação à pressão financeira. Mas podemos dizer que estas são estratégias ideais a longo prazo? 

No afã de alcançar novos clientes sem perder os já conquistados, facilmente nos esquecemos de um dos aspectos mais importantes da fidelidade do cliente: a fidelidade do funcionário. Por isso, é fato comprovado: funcionários fiéis representam um impacto extremamente positivo sobre a fidelidade e a conservação do cliente. Dessa forma, manter funcionários satisfeitos e motivados é fator fundamental, mesmo que – e especialmente se – promoções, bonificações e benefícios tenham se tornado uma coisa do passado. Veja, aqui, algumas estratégias.

1. Em tempos difíceis, mantenha-se em constante comunicação com seus funcionários. Não importa se as notícias são ruins; mantenha seus funcionários informados sobre mudanças na empresa para que possam compreender a situação. Não permita que boatos e rumores gerem mal-estar e tensão; em vez disso, promova harmonia e confiança, sendo honesto com os funcionários. Na verdade, tente estabelecer uma comunicação bilateral e peça a opinião deles: o funcionário demonstra grande satisfação quando sua opinião é solicitada e pode apresentar algumas idéias excelentes sobre como melhorar a empresa. 

2. Fique atento às preocupações de sua equipe.
 A maneira mais rápida de provocar indisposição nos funcionários e prejudicar o seu moral é ignorá-los. Mesmo que não haja meios de eliminar todas as suas preocupações quanto a horas de trabalho, promoções e pagamentos, o simples fato de ouvi-los e colocar-se a par de seus problemas é algo valioso. Acompanhe o problema quando e se esta for a solução apropriada e, mesmo não havendo meios de se chegar a uma solução adequada, informe o funcionário imediatamente; assim, ele perceberá que ao menos você se empenhou de alguma forma. 

3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
 É plenamente possível que as demissões sejam algo inevitável. Contudo, para impedir que o moral dos que ficam seja gravemente prejudicado, a alta administração tem diante de si uma importante tarefa, isto é, absorver um pouco do peso desses cortes – seja reduzindo seus salários ou gratificações e regalias. Embora o funcionário compreenda que algumas mudanças e cortes se fazem necessários em virtude da nova realidade dos negócios, será mais fácil para ele aceitar tais mudanças se elas abrangerem a organização como um todo, e não apenas seu próprio nível hierárquico.

4. Evite fazer pressão. 
Provavelmente, seus funcionários passam por um momento de extrema pressão - assim como você. No entanto, apesar do otimismo em alta e do aumento da demanda, este não é o momento para começar a interferir no trabalho de sua equipe. Se você fez um bom trabalho de contratação, então provavelmente já conta com um grupo competente de pessoas que sabem o que estão fazendo; envolver-se demasiadamente em seu trabalho pode, na verdade, causar mais problemas do que resolvê-los. Sendo assim, mantenha um interesse genuíno pelo trabalho de seus subordinados, o que é bem prudente, mas procure não se intrometer, a não ser quando evidentemente necessário.

5. Lembre-se de dizer "obrigado". 
Agradecer é a coisa mais simples, e talvez a mais importante, que você possa fazer para elevar o moral e a fidelidade de seus funcionários. Em tempos de recessão econômica, quando gratificações monetárias e promoções vão se tornando cada vez mais raras, é extremamente vital agradecer a contribuição prestada por seus funcionários e reconhecer seus esforços e realizações.

Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.

4 de dezembro de 2012

É só fazer certo que não da problema....


Casas Bahia é multada em R$ 500 mil por assédio moral contra funcionários

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Mato Grosso do Sul condenou a empresa Nova Casa Bahia S.A. em R$ 500 mil pela prática de assédio moral. A decisão confirma sentença da Vara do Trabalho de Três Lagoas. A loja também foi proibida de continuar a expor seus empregados a situações humilhantes, sob pena de multa diária de R$ 150 mil por trabalhador prejudicado. A condenação é resultado de ação movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).
De acordo com a denúncia, a empresa submetia os trabalhadores que não atingiam as metas ao constrangimento de dançar e vestir fantasias na frente dos colegas, além de manda-los para as chamadas vendas de “boca de caixa”. Ao trabalhar apenas na boca do caixa, só produtos do setor podiam ser vendidos, o que acarretava na diminuição das comissões. Nas reuniões, esses vendedores eram advertidos e recebiam ameaça de que poderiam ser transferidos de setor.
Segundo o Tribunal, “não se chama eficiência, mas estratégia humilhante, quando o chefe da equipe, revestido do domínio que lhe é inerente no contrato, invade a esfera íntima do trabalhador, envergonhando-o, publicamente, como forma de ‘castigo’ pelo não cumprimento de metas, intimidando-o a nova humilhação e/ou dispensa, acaso não cumpra a meta fixada”.
A assessoria de imprensa das Casas Bahia informou que “não reconhece a prática de assédio moral e não incentiva este comportamento”. Além disso, disse que irá recorrer da decisão pleiteando uma nova redução.
Na ação, o MPT pedia a condenação da empresa ao pagamento de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, mas decisão do juiz Renato de Moraes Anderson, de Três Lagoas, reduziu o valor da indenização para R$ 500 mil, considerando que a loja havia tomado providência para sanar a irregularidade.