A criatividade e a inovação são
características muito exaltadas no mundo empresarial como fator de sucesso nos
negócios. De fato, criar um produto ou serviço diferente do que já há no
mercado pode fazer a empresa conquistar espaço, ou mesmo rever processos
internos e inovar na forma de fazer as coisas pode trazer redução de custos e
melhorar a vida financeira do negócio.
Fábio Zugman, autor do livro
“Criatividade sem segredos”, da Editora Atlas, diz que a criatividade é o
processo de realizar algo criativo, por exemplo, criar um novo jeito de
trabalhar. Já a inovação é algo criativo que já deu certo e está pronto para
ser reproduzido. “A criatividade dá trabalho e leva tempo. É necessário tentar,
errar, continuar tentando até o dia em que dará certo.”
Ele diz que é possível ser
criativo e inovador em todas as etapas da empresa, não apenas no produto final.
“As pessoas e as empresas costumam dizer que os criativos são o pessoal da
publicidade ou desenvolvimento de produto, mas não. Todos podem ser
criativos. O advogado pode propor uma saída criativa para um problema
jurídico, o financeiro pode propor uma forma de pagamento de dívida criativa
para não precisar de financiamento, por exemplo”, declara.
Dar liberdade para os funcionários darem sugestões pode ser uma grande
fonte de ideias, afinal, quem está na linha de frente da operação tem mais
condições de ver o que pode ser melhorado, de acordo com Zugman. “Crie
condições para o seu funcionário querer inovar e empreender, mas sem puni-lo se
a tentativa der errado.”
Erick Krulikowski, gestor de projetos na área cultural e sócio-diretor
da empresa Setor i, diz que o empreendedor tem que envolver e motivar as
pessoas para favorecer o ambiente criativo.
“A criatividade tem mais resultados nos negócios se não ficar presa a um
grupo específico da empresa. Um ambiente criativo é um ambiente onde o fluxo de
pessoas e ideias é livre. Mais do que promover a ‘sua’ ideia, é importante
conduzir o grupo para chegar a uma boa ideia para a empresa.”
Segundo Adriana Baraldi, especialista em criatividade para inovação, ser
questionador é a base para ser criativo nos negócios. “As boas respostas começam
com boas perguntas, e por isso o exercício do questionamento livre de amarras
pode ajudar bastante. O teste dos ‘Por quês’ ajuda a desmontar respostas e
falsos argumentos, e utilizar a expressão ‘e se...’ contribui para imaginar
cenários”, afirma.
Entretanto, ter um ambiente criativo não significa a ausência de
processos. Pelo contrário, querer inovar demais pode até ser prejudicial.
"Até a criatividade deve ser, de certa forma, planejada. Equilibre
soluções criativas com processos já bem conhecidos pela empresa", diz
Baraldi.
Confira a seguir, cinco dicas para tornar o ambiente da empresa
estimulante para a criatividade:
1. Dê liberdade para os
funcionários criarem, eles podem ser uma grande fonte de ideias
2. Seja questionador. As boas respostas começam
com boas perguntas
3. Envolva e motive as
pessoas de todas as áreas, a criatividade tem mais resultados se não ficar
presa a um
grupo específico
4. Amplie seus
interesses e dos funcionários, estimule contato com atividades como teatro e
cinema, e até projetos paralelos
5. Pense em soluções
simples e diferentes para os problemas
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