Apesar de
a economia global apresentar sinais remotos de recuperação, os dias continuam
difíceis, e as empresas em todo o mundo reagem com dificuldade. Em tempos
assim, são comuns as demissões, os cortes de despesas e a extinção de programas
voltados ao funcionário - medidas adotadas como reação à pressão financeira.
Mas podemos dizer que estas são estratégias ideais a longo prazo?
No afã de alcançar novos clientes sem perder os já conquistados, facilmente nos esquecemos de um dos aspectos mais importantes da fidelidade do cliente: a fidelidade do funcionário. Por isso, é fato comprovado: funcionários fiéis representam um impacto extremamente positivo sobre a fidelidade e a conservação do cliente. Dessa forma, manter funcionários satisfeitos e motivados é fator fundamental, mesmo que – e especialmente se – promoções, bonificações e benefícios tenham se tornado uma coisa do passado. Veja, aqui, algumas estratégias.
1. Em tempos difíceis, mantenha-se em constante comunicação com seus funcionários. Não importa se as notícias são ruins; mantenha seus funcionários informados sobre mudanças na empresa para que possam compreender a situação. Não permita que boatos e rumores gerem mal-estar e tensão; em vez disso, promova harmonia e confiança, sendo honesto com os funcionários. Na verdade, tente estabelecer uma comunicação bilateral e peça a opinião deles: o funcionário demonstra grande satisfação quando sua opinião é solicitada e pode apresentar algumas idéias excelentes sobre como melhorar a empresa.
2. Fique atento às preocupações de sua equipe.
A maneira mais rápida de provocar indisposição nos
funcionários e prejudicar o seu moral é ignorá-los. Mesmo que não haja meios de
eliminar todas as suas preocupações quanto a horas de trabalho, promoções e
pagamentos, o simples fato de ouvi-los e colocar-se a par de seus problemas é
algo valioso. Acompanhe o problema quando e se esta for a solução apropriada e,
mesmo não havendo meios de se chegar a uma solução adequada, informe o
funcionário imediatamente; assim, ele perceberá que ao menos você se empenhou
de alguma forma.
3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
É plenamente
possível que as demissões sejam algo inevitável. Contudo, para impedir que o
moral dos que ficam seja gravemente prejudicado, a alta administração tem
diante de si uma importante tarefa, isto é, absorver um pouco do peso desses
cortes – seja reduzindo seus salários ou gratificações e regalias. Embora o
funcionário compreenda que algumas mudanças e cortes se fazem necessários em
virtude da nova realidade dos negócios, será mais fácil para ele aceitar tais
mudanças se elas abrangerem a organização como um todo, e não apenas seu
próprio nível hierárquico.
4. Evite fazer pressão.
4. Evite fazer pressão.
Provavelmente,
seus funcionários passam por um momento de extrema pressão - assim como você.
No entanto, apesar do otimismo em alta e do aumento da demanda, este não é o
momento para começar a interferir no trabalho de sua equipe. Se você fez um bom
trabalho de contratação, então provavelmente já conta com um grupo competente
de pessoas que sabem o que estão fazendo; envolver-se demasiadamente em seu
trabalho pode, na verdade, causar mais problemas do que resolvê-los. Sendo
assim, mantenha um interesse genuíno pelo trabalho de seus subordinados, o que
é bem prudente, mas procure não se intrometer, a não ser quando evidentemente
necessário.
5. Lembre-se de dizer "obrigado".
5. Lembre-se de dizer "obrigado".
Agradecer
é a coisa mais simples, e talvez a mais importante, que você possa fazer para
elevar o moral e a fidelidade de seus funcionários. Em tempos de recessão
econômica, quando gratificações monetárias e promoções vão se tornando cada vez
mais raras, é extremamente vital agradecer a contribuição prestada por seus
funcionários e reconhecer seus esforços e realizações.
Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.
Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário