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13 de dezembro de 2012

5 dicas para conquistar e manter a fidelidade de sua equipe


Apesar de a economia global apresentar sinais remotos de recuperação, os dias continuam difíceis, e as empresas em todo o mundo reagem com dificuldade. Em tempos assim, são comuns as demissões, os cortes de despesas e a extinção de programas voltados ao funcionário - medidas adotadas como reação à pressão financeira. Mas podemos dizer que estas são estratégias ideais a longo prazo? 

No afã de alcançar novos clientes sem perder os já conquistados, facilmente nos esquecemos de um dos aspectos mais importantes da fidelidade do cliente: a fidelidade do funcionário. Por isso, é fato comprovado: funcionários fiéis representam um impacto extremamente positivo sobre a fidelidade e a conservação do cliente. Dessa forma, manter funcionários satisfeitos e motivados é fator fundamental, mesmo que – e especialmente se – promoções, bonificações e benefícios tenham se tornado uma coisa do passado. Veja, aqui, algumas estratégias.

1. Em tempos difíceis, mantenha-se em constante comunicação com seus funcionários. Não importa se as notícias são ruins; mantenha seus funcionários informados sobre mudanças na empresa para que possam compreender a situação. Não permita que boatos e rumores gerem mal-estar e tensão; em vez disso, promova harmonia e confiança, sendo honesto com os funcionários. Na verdade, tente estabelecer uma comunicação bilateral e peça a opinião deles: o funcionário demonstra grande satisfação quando sua opinião é solicitada e pode apresentar algumas idéias excelentes sobre como melhorar a empresa. 

2. Fique atento às preocupações de sua equipe.
 A maneira mais rápida de provocar indisposição nos funcionários e prejudicar o seu moral é ignorá-los. Mesmo que não haja meios de eliminar todas as suas preocupações quanto a horas de trabalho, promoções e pagamentos, o simples fato de ouvi-los e colocar-se a par de seus problemas é algo valioso. Acompanhe o problema quando e se esta for a solução apropriada e, mesmo não havendo meios de se chegar a uma solução adequada, informe o funcionário imediatamente; assim, ele perceberá que ao menos você se empenhou de alguma forma. 

3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
 É plenamente possível que as demissões sejam algo inevitável. Contudo, para impedir que o moral dos que ficam seja gravemente prejudicado, a alta administração tem diante de si uma importante tarefa, isto é, absorver um pouco do peso desses cortes – seja reduzindo seus salários ou gratificações e regalias. Embora o funcionário compreenda que algumas mudanças e cortes se fazem necessários em virtude da nova realidade dos negócios, será mais fácil para ele aceitar tais mudanças se elas abrangerem a organização como um todo, e não apenas seu próprio nível hierárquico.

4. Evite fazer pressão. 
Provavelmente, seus funcionários passam por um momento de extrema pressão - assim como você. No entanto, apesar do otimismo em alta e do aumento da demanda, este não é o momento para começar a interferir no trabalho de sua equipe. Se você fez um bom trabalho de contratação, então provavelmente já conta com um grupo competente de pessoas que sabem o que estão fazendo; envolver-se demasiadamente em seu trabalho pode, na verdade, causar mais problemas do que resolvê-los. Sendo assim, mantenha um interesse genuíno pelo trabalho de seus subordinados, o que é bem prudente, mas procure não se intrometer, a não ser quando evidentemente necessário.

5. Lembre-se de dizer "obrigado". 
Agradecer é a coisa mais simples, e talvez a mais importante, que você possa fazer para elevar o moral e a fidelidade de seus funcionários. Em tempos de recessão econômica, quando gratificações monetárias e promoções vão se tornando cada vez mais raras, é extremamente vital agradecer a contribuição prestada por seus funcionários e reconhecer seus esforços e realizações.

Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.

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