Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

29 de novembro de 2012

Antes de desistir


Antes de desistir, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo.

Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando e fez mais de 40 filmes, ao fazer seu primeiro teste para o cinema, recebeu a resposta de que não sabia atuar. Era careca, e ainda dançava pouco. Em 1950 ganhou um Oscar honorário e em 1970 um Prêmio UNICRIT, concedido no Festival de Berlim em reconhecimento à sua contribuição ao gênero musical.

Ao professor de Enrico Caruso, diziam que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e se tornou famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.

Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou primeiro ministro da Inglaterra depois dos 60 anos. Sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu. Chegou a dizer um dia: “- Eu deixaria a política para sempre, se não fosse a possibilidade de um dia vir a ser Primeiro-Ministro”. Ele conseguiu.

Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Você pode imaginar tal coisa? Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou.

Rodin era considerado por seu pai como um idiota. Seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes. Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura como o pensador, o beijo e filho pródigo.

Assim acontece com todos os que perseguem seus sonhos, não se permitindo desanimar por derrotas ou julgamentos precipitados. 
Lembre-se você pode ser derrotado, mas não fracassará enquanto continuar tentando.
Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas.

 Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos, e muitas conquistas a serem alcançadas. Não há limites para quem acredita que pode atingir seus objetivos, e que pode concretizar os seus sonhos e projetos.

Pense nisso e tente outra vez. E outra mais. Não se deixe abater por críticas, ou experiências mal sucedidas. Vá em frente. Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.çarão êxito.

28 de novembro de 2012

10 dicas para se sair bem na entrevista de emprego


Na hora de conquistar um lugar no mercado de trabalho, a experiência e o conhecimento são muito importantes. Mas ter um bom desempenho durante a entrevista é fundamental: é nesse momento que você deixa muitos concorrentes para trás! Por isso, siga as dicas e impressione!

1. Peças curtas ou decotadas, nem pensar! O ideal é que você vá bem vestida, mas sem exageros. Calça, camisa e sapato é um bom look para a ocasião. Se preferir um vestido ou uma saia, só tome cuidado com o comprimento: prefira as que ficam na altura do joelho. Uma boa dica é não abusar no perfume, pois, se a pessoa responsável pela entrevista for alérgica, não vai causar uma boa impressão.

2. Não se atrasar mostra que responsabilidade é uma de suas características e que, se contratada, cumprirá seus horários corretamente. Por isso, saia mais cedo de casa, pois imprevistos sempre podem acontecer.



2    3. Ao conversar, evite gírias, tente falar corretamente e, ao ser questionada sobre algum assunto, diga somente o necessário. Ser sincera é uma boa tática para conquistar o entrevistador!

4. Ficar tranquila é essencial: com o nervosismo você corre o risco de gaguejar, de esquecer diversas coisas e, com isso, não passar uma boa impressão. Portanto, acalme-se e, se servir de conforto, lembre-se de que, assim como você, os outros candidatos também devem estar com os nervos à flor da pele. Então, respire fundo e relaxe.

5. Por mais que a sua vida esteja de pernas para o ar e as dívidas estejam maiores a cada dia, reclamar durante a entrevista não vai ajudar em nada. Ao contrário: você deve se mostrar uma pessoa forte e comvontade de trabalhar. Deixe bem claro que a vaga deve ser sua, porque tem competência para assumi-la, e não apenas porque precisa do salário.

6. Procure expor suas experiências e qualidades de maneira clara, mas sem parecer prepotente ou se tornar cansativa.

7. Planeje-se antes de ir para a entrevista: busque informações sobre a empresa e o cargo que pretende ocupar.

8. Organize suas ideias para aproveitar bem o tempo e selecionar o que é relevante expor e o que não fará diferença para aquele momento.

9. Exponha informações condizentes com as que estão no currículo que você enviou: os recrutadores certamente farão correspondência de dados.

10. Mantenha os pensamentos positivos: lembre-se que mesmo se a vaga não for sua, existirão outras oportunidades. Portanto, erga a cabeça e vá em frente!


25 de novembro de 2012

Sugestão de filme



Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Bonnie Henna, Scott Eastwood, Langley Kirkwood, Grant Roberts.

Direção: Clint Eastwood

Gênero: Drama

Duração: 134 min.

Sinopse: 
Invictus nos traz a inspiradora história de como Nelson Mandela (MORGAN FREEMAN) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (MATT DAMON), para ajudar a unir a nação.
Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.
Um filme imperdível, que mostra a a arte de negociar e gerenciar conflitos, mostra como identificar talentos na equipe e extrair o seu melhor, de como o trabalho coletivo se sobressai ao individualismo, demonstra  claramente a importância do líder que faz sua equipe acreditar que são capazes de fazer bem mais do que se espera, enfim, é um filme inspirador mesmo.

23 de novembro de 2012

O cão e o açougueiro


Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou.
Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu:
- Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor.
Assinado…. Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou
o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta.
Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.
Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.
Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro. O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
- Por Deus do céu,o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!  A pessoa respondeu:
- Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!

Moral da História:
Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.
Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.
Se algum dia alguém lhe disser que seu
trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.

'Forbes" saiba 10 coisas para não serem ditas a seu chefe


A revista americana Forbes, em seu site, publicou um artigo mostrando dez situações que um subordinado deve evitar diante de seu superior. Dentre as mais comuns, estão levar a ele disputas com outros membros da equipe; dizer que teve uma oferta de emprego com salário maior - e não ter aceitado -; e um sem número de reclamações sobre diferentes motivos. Confira a lista..

1 - Evite que seu ego fique grande demais. Reclamar sobre um colega para seu superior querendo impor sua vontade não vai fazer com que ele interceda a seu favor indo conversar com esse colega de trabalho. Uma pessoa focada em sua carreira não deve estar interessada neste ponto.

2 - Não argumente nada que não seja produtivo. Esta dica concerne mais a momentos em que há uma discussão acalorada sobre qualquer assunto, quando seu temperamento pode influir no diálogo. Segundo aForbes, uma discussão acalorada pode ser extremamente produtiva, mas quando o resultado não é esse, é melhor você ficar de fora.

3 - Comemorar o fracasso de outros, fazer fofoca, compartilhar informações sigilosas ou mentir parar prejudicar um inimigo. Todas essas são faltas de caráter que não são toleradas por um superior.

4 - "Eu recusei uma oferta de 'tanto' essa semana. Foi por pouco que não saí, mas no final decidi ficar". De acordo com a Forbes, analisar ofertas enquanto você está empregado é bom para ter uma noção de seu valor no mercado. Mas ficar falando sobre isso na frente de seu superior é "mexer com fogo". E, a propósito, não blefe. Esse argumento só pode ser usado na negociação de uma promoção ou salário maior caso você realmente vá deixar a empresa caso não tenha seu pedido atendido pelo atual empregador.

5 - "Eu estava aqui há mais tempo, deveria ter sido promovido antes do 'fulano'". Dizer que estava na empresa há mais tempo que alguém que ganhou um aumento é a pior justificativa para pedir uma promoção. Pense no que você agregou a sua empresa ou então peça para seu superior explicar o que ele quer de você ao invés de dizer que chegou primeiro ou desmerecer os feitos de um colega.

6 - Usar um obstáculo como desculpa. Ao invés de reclamar sobre fluxos ou qualquer situação que não funciona em sua empresa, tente endereçar a seu superior soluções para esses problemas e não usá-los como "muleta".

7 - Usar um tom de acusação a respeito de problemas. Citar problemas que seu superior certamente já conhece usando isso como dificuldade para chegar a um resultado não vai ser produtivo nem fazer com que você suba na empresa. Tente mais uma vez mostrar sua sugestão para transpor essa dificuldade e de forma calma.

8 - "Eu não estou feliz aqui". Antes de dizer isso a seu superior, lembre-se que você é o responsável por sua felicidade. Não é trabalho de seu superior fazer você feliz. Deixe-o saber, dentro das possibilidades do mundo profissional, o que precisa para ser feliz.

9 - "Eu não preciso de autorização para fazer isso". Segundo a Forbes, uma atitude como essa é considerada uma gafe.

10 - "Eu consegui uma boa performance durante o ano todo e ninguém me ofereceu um aumento. Onde está meu incentivo?". Segundo a Forbes, isso pode ser interpretado como imaturidade emocional.

21 de novembro de 2012

Você esta alcançando seu potencial??


Melhore o seu Networking


Para manter-se no mercado de trabalho atual tão importante quanto ter um bom desempenho profissional é ser reconhecido pelos demais profissionais de nossa área de atuação pela qualidade de nosso trabalho e pelo bom relacionamento que temos com eles.

Possuir e saber manter uma boa rede de relacionamentos, ou "Networking", é portanto, fundamental para estarmos atualizados sobre a nossa área, conquistarmos novos clientes e oportunidades de negócios além de conhecermos novas pessoas e com isto aumentarmos o nosso círculo de contatos e de amizades.
Muitos profissionais queixam-se de não terem tempo para manter uma boa rede de relacionamentos profissionais, entretanto, mesmo com a correria do dia-a-dia, com organização, planejamento e uma boa dose de disposição é possível sim manter o seu networking atualizado. Eis algumas dicas simples que podem ajudar nesta tarefa tão importante:
Seminários, Feiras e Congressos:
Procure saber com antescedência quais serão os próximos eventos do próximo semestre, com isto você poderá se programar e de preferência participar de pelo menos um evento por semestre. Estes encontros são uma excelente oportunidade de reunir os amigos e também para conhecer outros profissionais;

Contatos Telefônicos:
Mantenha as suas agendas sempre atualizadas e reserve um tempo durante a semana, ou diariamente, para fazer contatos com os colegas que você não vê com frequência;

Datas Especiais:
Crie o hábito de entrar em contato com os seus colegas nas datas comemorativas tais como aniversário, Natal, Fim de Ano e principalmente quando você souber que o seu colega alcançou um objetivo que ele muito desejava, por exemplo uma promoção;

Cursos:
Não deixe que o tempo apague os contatos que você fez durante um curso ou evento profissional, incorpore estes novos contatos à sua agenda e mantenha contato;

Antigos Empregos:
Outro erro que frequentemente cometemos é abandonarmos os relacionamentos que durante tanto tempo cultivamos em nossos antigos empregos. Mesmo que a saída tenha sido estressante, com certeza, restaram algumas amizades que devem ser mantidas;

Encontros:
Reserve um tempo na sua agenda para rever seus contatos e colegas e com isto manter a sua rede de relacionamentos cada vez mais forte.

Lembre-se: para que o Networking seja duradouro ele deve ser autêntico. Empenhe-se com sinceridade para manter contatos profissionais que sejam verdadeiros e proveitosos tanto para você quanto para o seu colega.
Sucesso !

6 rápidas dicas de atendimento ao cliente


1 – Procure ter uma relação próxima com seus futuros clientes. Se seu futuro cliente confia em você e conhece seu trabalho, então você tem grandes chances de negócio. Se não for na empresa dele, será na empresa do amigo dele. Se não for hoje, será amanhã. Lembre-se que o marketing popular é muito poderoso.

2 – Saiba estipular prazos e preços. Se você não sabe quantas horas vai levar para resolver o problema do seu cliente, procure trabalhar com uma margem de segurança. Ninguém gosta de tirar dinheiro do bolso ou esperar mais do que o combinado.

3 – Use propostas de negócio bem elaboradas. Coloque no papel tudo o que você vai fazer para seu cliente. A informalidade gera prejuízos para os dois lados e deixa brechas para frases como “mas eu achei que ia ter isso também”.

4 – Evite gerar muita expectativa no seu cliente. Qualidade – expectativa = satisfação do cliente.

5 – Preocupe-se com o pós-venda. Ligue para o cliente após a conclusão do projeto e pergunte se está como ele queria. Isso gera um aspecto de compromisso e responsabilidade.

6 – Vista a camisa do seu cliente. Procure ver o problema do seu cliente como um problema seu também, dedique-se ao máximo para resolvê-lo.

18 de novembro de 2012

Frases interessantes


"Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples." (Liz Wetzel)


"Em qualquer corrida ao ouro, aqueles que mais ganham são sempre os que vendem as picaretas." (Autor desconhecido)

"Não há nada de errado em correr riscos; desde que não se arrisque tudo." (George Soros)

"Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo." (Paul Pilzer)

"Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços." (Autor desconhecido)

"O melhor cliente é aquele que já temos." (Autor desconhecido)

"A única coisa do planejamento é que as coisas nunca ocorrem como foram planejadas." (Lúcio Costa)

“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER.” Peter Drucker  

“A vontade de se preparar precisa ser maior que a vontade de vencer.” Bob Knight

“Quanto mais você sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha.” Colonel Red

 “O que sabemos é uma gota. O que não sabemos é um oceano.” Isaac Newton. 

“Mente é igual pára-quedas. Funciona melhor aberta.” Mario Sergio Cortella 

 ”No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade.” Albert Einstein

 “As dificuldades devem ser usadas para crescer, não para desencorajar. O espirito humano cresce mais forte no conflito.” Willian Ellery Channing

“A arte de vencer se aprende nas derrotas.” Símon Bolívar

 “O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.” Albert Einstei

Um líder nasce pronto ou pode ser ensinado


Muita gente acha que para ser um grande líder é preciso nascer com as características certas. Mas muitos estudos já foram feitos e provam o contrário: liderança pode ser aprendida!

Algumas pessoas têm, sim, mais facilidade e agem naturalmente da maneira certa. Outras precisam de um pouco mais de estudo e prática, mas são capazes de alcançar o sucesso em um cargo de liderança.

Quando falamos de liderança, uma coisa é certa: é preciso agir da maneira correta para inspirar, motivar e conseguir os melhores resultados da sua equipe. E para isso é preciso que você esteja constantemente aprimorando suas habilidades de líder.

Leia as dez características de um grande líder, identificadas por Brian Azar. Quantas delas você já tem desenvolvidas? Quantas ainda precisam de uma atenção especial? Lembre-se: para uma organização ter resultados excepcionais, é preciso ter líderes excepcionais que construam equipes também excepcionais.

1. GRANDES LÍDERES COMETEM ERROS E SE RESPONSABILIZAM POR ELE
Ser um grande líder não significa que você não possa cometer erros. Mas sim que você precisa se responsabilizar por eles e rapidamente começar a resolvê-los (ao invés de culpar o primeiro que aparece). Além disso, um grande líder aprende constantemente com esses erros, garantindo que não aconteçam novamente, atrasando a evolução da empresa.

2. GRANDES LÍDERES CONSEGUEM FICAR “NEUTROS
Grandes líderes aprendem a ter controle sobre suas emoções, principalmente de nervosismo. Eles não passam insegurança, não intimidam e não tentam controlar os outros. Pelo contrário: agem como pacificadores e neutralizadores. Ao invés de aguçar, acalmam e tranquilizam.

3. GRANDES LÍDERES NÃO EXTERNALIZAM SEUS PROBLEMAS
Um líder comum, muitas vezes, estressa sua equipe com os seus problemas. Um exemplo típico: os diretores da empresa se reúnem com os gerentes para expor uma situação financeira difícil e pedem colaboração. Muitos líderes voltam correndo para as suas salas e na primeira oportunidade, reúnem a equipe para dizer que a empresa irá passar por um momento difícil, para todos se prepararem para a crise. Como você espera que a equipe trabalhe de uma maneira melhor depois disso? Grandes líderes não expõem todos os problemas (nem da empresa, nem os pessoais) para suas equipes. Muito pelo contrário. É quase que um trabalho de pai e mãe: eles tentam poupar emoções negativas e deixar os problemas de lado. A equipe deve estar focada em vender mais, em produzir melhores resultados. Deve estar focada em soluções, e não em problemas.

4. GRANDES LÍDERES TÊM NÍVEIS ALTOS DE PACIÊNCIA E COMPREENSÃO
Grandes líderes permitem que os outros sejam expressivos em suas opiniões e voltados para desafios e oportunidades. Eles sabem que isso ajuda a manter a diversão e a paixão de seus funcionários pelo trabalho. Grandes líderes não estão ocupados demais para ouvir sua equipe. E sabem entender as necessidades, desejos e expectativas de cada um.

5. GRANDES LÍDERES PRODUZEM GRANDES LÍDERES
Líderes excelentes não se sentem ameaçados sem ter o poder e o controle total de uma situação. Eles sabem que não têm a resposta para tudo e nem precisam ter. Eles sabem como construir e incentivar outros líderes sem medo da competição ou da perda de controle. Excelentes profissionais não temem que seus lugares sejam ocupados, pois sabem que há espaço para mais gente excelente. E quanto mais melhor, pois todo mundo ganha.

6. GRANDES LÍDERES DELEGAM E SABEM QUANDO “SOLTAR”
Grandes líderes se rodeiam de pessoas que têm talentos diferentes, habilidades, estilos de comunicação e diferentes jeitos de pensar. Essas diferenças incentivam a liberdade de expressão, a criatividade, a diversidade e a mudança.

7. GRANDES LÍDERES TÊM UM ALTO SENSO DE PROPÓSITO
Eles realmente querem incentivar e servir, ao invés de controlar e mandar nos outros. Eles acreditam em um ambiente de trabalho feliz, saudável e produtivo, onde possam ser um recurso valioso capaz de fazer outros profissionais crescerem, e se tornarem o melhor que eles podem ser.

8. GRANDES LÍDERES RECONHECEM E ACONSELHAM SEUS FUNCIONÁRIOS
CONSTANTEMENTE
Grandes líderes dedicam tempo para conversar individualmente com cada membro de sua equipe. Não somente sobre as funções a serem bem desempenhadas, mas também sobre quem eles são e como ajudam uns aos outros dentro da empresa. Grandes líderes sabem o valor e os benefícios de reconhecer sua equipe de diferentes maneiras.

9. GRANDES LÍDERES TÊM INTELIGENCIA EMOCIONAL
Grandes líderes conhecem a personalidade e as habilidades necessárias para liderar, inspirar, treinar e dirigir as pessoas e suas empresas para o próximo nível. Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.

10. GRANDES LÍDERES SÃO AUTÊNTICOS E HONESTOS
Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles estão 100% envolvidos com coração, mente e alma. Eles querem fazer uma diferença positiva com sua equipe, sua empresa, seus clientes, seus produtos etc. Eles acreditam em parcerias e alianças com alta qualidade, excelentes pessoas trabalhando juntas para criar relações “ganha-ganha”.

Veja que para ser um grande líder, não é preciso grandes atos de heroísmo. Nem é preciso mágica ou milagres. Basta que você esteja comprometido com você, com sua profissão, com sua equipe e com sua empresa. E que seu objetivo seja, acima de tudo, ajudar cada um a ser melhor.

Com estas 10 características, você pode agora analisar quais precisam ser mais desenvolvidas. Lembre-se: o poder de ser um grande líder está, acima de tudo, em suas mãos

Solidariedade

Um ótimo vídeo para ser usado em treinamento de equipe, focando a solidariedade, trabalho em equipe, humildade e acima de tudo, mostrando que todos temos problemas, mas, que ao nosso lado temos pessoas com problemas maiores que os nossos, e nem por isso, desistem ou se abatem com a situação,ao contrário, se mostram muito mais forte superando estes obstáculos no dia a dia.

Coisa de estagiário


Trabalho de Marketing

Alguns anúncios e placas engraçadas encontradas pelo Brasil
 Com certeza ela é quem nunca vai esquecer dele
Esse pegou pesado na informação, nem ele deve saber quando esta de folga

 Sera que alguém tem coragem de entrar pra saber se o produto e bom..


 Esse foi criativo, engraçado, mas muito criativo


Em poucas palavras mandou seu recado, objetivo e direto

17 de novembro de 2012

4 dicas para enfrentarem grandes desafios



1. Não tenha medo de começar pequeno
Já ouviu falar que Roma não foi construída em um dia? Pois é, provavelmente não foi mesmo.
Ao invés de um cara olhar e falar “Mamma mia!!! Vamos construire uno império!!!”, provavelmente ele simplesmente construiu uma pequena vila. Só depois disso que ele conquistou um povo aqui, outro lá e com o tempo conseguiu acumular um território gigantesco.
Se você é ambicioso, mas só tem condições de começar pequeno, não tem problema algum. O importante é começar.
2. Pequenos esforços em grande quantidade valem muito mais do que poucos grandes esforços
Se você está em uma jornada que vai dar resultados no longo prazo (característica da maioria dos grandes desafios), a melhor coisa a fazer é dar um jeito de quebrá-lo em uma série de pequenos desafios e enfrentá-los um por vez.
Por exemplo, sabendo que você precisa tomar 2 L de água por dia, você pode fazer isso de uma vez e ficar sem beber água pelo resto do dia ou você vai tomando diversos copos com certo intervalo de tempo. Qual tática faz mais sentido?
Pensando nisso, saiba que mesmo que você só tenha condições de avançar um pouquinho, esse pouquinho vale a pena, desde que seja algo constante. Keep walking!
3. Comemore seus sucessos
Na maioria das vezes, as pessoas desistem de um desafio por não enxergarem que o esforço está valendo a pena. Para driblar esse problema, te recomendo reavaliar o critério de sucesso.
A parte boa dos hábitos é que ao começar pequeno e fazer constantemente um pequeno esforço, essa sensação de progresso te motivará a aumentar seu esforço e consequentemente, seu resultado. Ou seja, progresso gera progresso.
4. Tenha companheiros na jornada
Um grande desafio é grande demais para ser enfrentado sozinho. Seja através de sócios, mentores ou parceiros, ter pessoas para te apoiar é fundamental.
Se você conhece alguém que já enfrentou com sucesso esse desafio, faça questão de aprender o máximo possível com a experiência dessa pessoa.
Conclusão: Saia do lugar!
Como já diz o nome de um grande blog brasileiro, Saia do Lugar!
Não adianta muita coisa ganhar motivação para enfrentar grandes desafios se isso não se transforma em ação. Se você quer enfrentar um grande desafio, simplesmente comece!

14 de novembro de 2012

Quando der eu faço. Seu gestor ainda é assim?


Estudo do Hay Group mostra que as companhias brasileiras ainda são lentas para tomar decisões, mas agem mais rapidamente em tempos de mudanças nos ambientes de negócios.
Empresas brasileiras melhoraram, mas ainda demoram a decidir.
Se você tem a percepção de que os gestores da sua empresa demoram a tomar as decisões, você não está sozinho. Para 56% dos brasileiros, as empresas não tomam decisões rapidamente, segundo um levantamento feito pela consultoria global de gestão de negócios Hay Group.
Apesar do alto nível de burocratização, as empresas têm avançado positivamente na tomada de decisões, considerando que no estudo anterior o Brasil estava equiparado a países africanos.
É a primeira vez que o país aparece no TOP 15 quando o assunto é tomar decisões rapidamente.
O Brasil figurou em 14° lugar neste ano, enquanto no ano passado estava na 31ª posição. O resultado mais animador deve ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas, segundo a consultoria.
O exemplo a ser seguido é a China, que ocupa a primeira colocação. Mesmo com toda a repressão do governo, os chineses se adaptam rapidamente e estão sempre atentos ao boom de mudanças. O país é seguido pela Índia, México, Japão e Estados Unidos.
Nos países emergentes, no geral, o quadro é relativamente bom, com menos da metade dos colaboradores (48%) afirmando que suas organizações não são capazes de tomar decisões sem demora.
Os funcionários europeus avaliam um pouco melhor as suas organizações, apenas 33% deles afirmaram que elas não são capazes de tomar decisões oportunas. A Alemanha é apontada como o país mais rápido da Europa com as decisões vistas como sendo feitas “sem demora” por 48% dos empregados.
Na visão dos funcionários, as corporações brasileiras são mais ágeis quando precisam responder efetivamente às mudanças no ambiente de negócios. Isso significa que é preciso ter uma crise para agir, caso contrário as gestões ficam estagnadas ou acomodadas.
Segundo o estudo do Hay Group, 68% dos brasileiros acreditam que as suas empresas respondem de forma eficaz às transformações. Nesse quesito, o país aparece em 5° lugar. A primeira colocação fica com a Índia, seguida pela África do Sul, México e Rússia.
Diante de uma crise forte na Europa, 36% dos cidadãos europeus não avaliam positivamente as suas empresas quando se fala em resposta rápida às mudanças nos ambientes de negócios.
O estudo foi realizado com quatro milhões de colaboradores de 14 nações. No Brasil, foram consultadas 660 mil pessoas.


O sucesso é construído à noite.


Você quer ter sucesso? Então tem de pagar o preço. É assim que funciona.
Não conheço ninguém que tenha conseguido realizar seu sonho sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso: superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá de investir tempo, energia e sentimentos. Do contrário, acabará perdendo seu grande amor.
O sucesso, em qualquer área da sua vida, é construído à noite.
Não quer dizer que você vá trocar o dia pela noite. Longe disso. Você vai é adicionar horas de trabalho e estudo à noite – naquelas horas em que todos já pararam de investir em si mesmos e nos seus objetivos!
Durante o dia, todo o mundo se dedica mais ou menos da mesma forma. Mas o sucesso, por definição, é destacar-se. E, para se destacar, você tem de batalhar mais. Se fizer igual a todo o mundo, obterá resultados iguais aos de todo o mundo.
Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem na frente da televisão.
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação.
Muita gente espera que o sonho se realize por mágica. Mas mágica é ilusão.
E ilusão não tira ninguém de onde está. Ilusão é combustível de perdedores.
Sonhar com o sucesso, à noite, pode ser mais prazeroso. Mas trabalhar por ele é mais eficiente.

Fonte : Conversa com Shinyashiki ( portal Epoca)

12 de novembro de 2012

Empreendedorísmo


Inventor de bebidas que lançou Kaiser e Kero Coco diz "nunca estar satisfeito"
"Estou fazendo para mim. Se alguém quiser beber, beba. Se não quiser, eu bebo e está tudo muito bom."
É por satisfação pessoal que o empresário Luiz Otávio Pôssas, 70, inventa bebidas --uma atrás da outra.
A estreia no setor foi em grande estilo. "Fabriquei Coca-Cola durante 40 anos", diz Pôssas, que herdou a franquia da Coca em Minas.
Com ela, aprendeu a valorizar o rigor com a qualidade na produção, diz. Mas a influência não estava só no campo técnico. Ele também absorveu a cultura da gigante.
Adotou uma frase estampada na sede da empresa, em Atlanta: "O mundo pertence aos insatisfeitos".
"Nunca estar satisfeito é a melhor coisa do mundo. Se já estiver satisfeito com tudo, o que vou fazer? Mais nada."
Foi a insatisfação --e a ameaça de falência no início da década de 1980-- que levou Pôssas à sua primeira invenção: a Kaiser.
A criação da cerveja foi a saída encontrada para enfrentar a concorrência. "Brahma e Antarctica obrigavam o ponto de venda a comprar o refrigerante deles em função da cerveja. Era a chamada venda casada", conta.
Com uma marca própria de cerveja, poderia brigar com as líderes de igual para igual. Sem o apoio da matriz, Pôssas foi estudar cerveja em Munique e, em 1982, construiu a primeira fábrica da Kaiser.
Com ela, conseguiu elevar a participação de mercado da Coca de 15% para 48% em quatro meses.
"Outros fabricantes da Coca também quiseram a Kaiser e ela se espalhou pelo país."
Com a fusão entre Brahma e Antarctica anos depois, Pôssas decidiu sair do mercado e vendeu a Kaiser à canadense Molson em 2003. Nessa época, já fazia sucesso com a sua segunda invenção: água de coco engarrafada.
Em uma parceria com a Universidade de Viçosa, Pôssas desenvolveu a primeira tecnologia para envasamento de água de coco, dando origem à Kero Coco.
Em 2009, a marca foi vendida à Pepsico quando dominava quase 100% do mercado. "Foi uma proposta irrecusável", afirma.

SINA
Sem a Coca, a Kaiser e a Kero Coco, Pôssas teve mais tempo e capital para se dedicar a uma invenção até então restrita a amigos: hoje a premiada cachaça Vale Verde.
A produção é feita na fazenda de mesmo nome, que foi transformada em parque ecológico com atrações como o museu da cachaça e exposição de aves --outra paixão do empresário.
Em setembro, Pôssas lançou a sua última invenção: o licor de café 1727 -ano em que o grão chegou ao Brasil. Mesmo com a bebida recém-chegada ao varejo, ele diz que "o melhor já passou".
O prazer, diz, está no desenvolvimento do produto. "O gostoso é ficar provando até chegar à fórmula correta."
Por isso, o incansável Pôssas já trabalha em uma nova alquimia. Pretende lançar, em 2013, um vinho de cana-de-açúcar. "Cada um tem uma sina na vida. A minha é mexer com bebidas."

Fonte : TATIANA FREITAS (folha de São Paulo)
ENVIADA ESPECIAL A BETIM (MG)

4 de novembro de 2012

Brasil é o 10º maior em vendas de alimentos pela internet


Há cerca de um mês e meio, presenciei uma acalorada discussão sobre comércio eletrônico entre dois supermercadistas, ambos de redes com até 10 lojas. Num certo ponto da conversa, um deles disse: “Eu não tenho dúvida de que a venda de alimentos pela internet é o futuro. Só não sei ao certo quanto tempo vai demorar para se consolidar”. De fato, é difícil responder com segurança a dúvida do varejista. Mas um estudo recém-lançado pela consultoria KPMG começa a lançar luzes sobre a popularização da compra pela web de itens de alimentação, higiene e limpeza. 

O levantamento confirma que, embora a venda de alimentos on-line já esteja sendo realizada há cerca de uma década, ainda é recente o crescimento do número de pessoas que optam por supermercados virtuais. Mas essa expansão deve continuar acelerada pelos próximos anos. De acordo com o estudo, no ano passado, o Brasil movimentou US$ 1,66 bilhão – cerca e R$ 3,4 bilhões – com a venda de itens típicos de varejo alimentar. Número que deve crescer 29% até 2014.

O Brasil, segundo a análise da KPMG, é o 10º no ranking dos países com maiores vendas em supermercados on-line. O primeiro lugar é ocupado pelos EUA e o segundo, pelo Japão. Em contrapartida, o País é o que apresenta maior perspectiva de crescimento, ao lado da Índia (11ª colocada), cuja alta também deverá alcançar 29% nos próximos dois anos.

O estudo também revelou diferenças no perfil das pessoas que usam supermercados virtuais nos países desenvolvidos e nos emergentes. No primeiro caso, predominam mulheres da classe média, entre 25 e 55 anos, com ensino superior. Como nos mercados emergentes o público ainda está se habituando a essa tendência, a maioria dos usuários é composta por jovens que têm maior conhecimento sobre os benefícios de comprar nesse canal relativamente novo. Um público que, daqui a alguns anos, será maioria entre os freqüentadores de supermercados. E é bem provável que, em vez de pilotar o carrinho de compras, ele prefira selecionar produtos na tela do seu smartphone.

Fonte : Por Alessandra Morita -  SM

Criatividade e adaptação


Criatividade, inovação e, principalmente adaptação, são os fatores determinantes para o sucesso neste novo cenário empresarial.

Um líder nasce pronto ou pode ser ensinado


 Muita gente acha que para ser um grande líder é preciso nascer com as características certas. Mas muitos estudos já foram feitos e provam o contrário: liderança pode ser aprendida!
 Algumas pessoas têm, sim, mais facilidade e agem naturalmente da maneira certa. Outras precisam de um pouco mais de estudo e prática, mas são capazes de alcançar o sucesso em um cargo de liderança.
 Quando falamos de liderança, uma coisa é certa: é preciso agir da maneira correta para inspirar, motivar e conseguir os melhores resultados da sua equipe. E para isso é preciso que você esteja constantemente aprimorando suas habilidades de líder.

Leia as dez características de um grande líder, identificadas por Brian Azar. Quantas delas você já tem desenvolvidas? Quantas ainda precisam de uma atenção especial? Lembre-se: para uma organização ter resultados excepcionais, é preciso ter líderes excepcionais que construam equipes também excepcionais.

1. GRANDES LÍDERES COMETEM  ERROS E SE RESPONSABILIZAM POR ELE
Ser um grande líder não significa que você não possa cometer erros. Mas sim que você precisa se responsabilizar por eles e rapidamente começar a resolvê-los (ao invés de culpar o primeiro que aparece). Além disso, um grande líder aprende constantemente com esses erros, garantindo que não aconteçam novamente, atrasando a evolução da empresa.

2. GRANDES LÍDERES CONSEGUEM FICAR “NEUTROS
Grandes líderes aprendem a ter controle sobre suas emoções, principalmente de nervosismo. Eles não passam insegurança, não intimidam e não tentam controlar os outros. Pelo contrário: agem como pacificadores e neutralizadores. Ao invés de aguçar, acalmam e tranquilizam.

3. GRANDES LÍDERES NÃO EXTERNALIZAM SEUS PROBLEMAS
Um líder comum, muitas vezes, estressa sua equipe com os seus problemas. Um exemplo típico: os diretores da empresa se reúnem com os gerentes para expor uma situação financeira difícil e pedem colaboração. Muitos líderes voltam correndo para as suas salas e na primeira oportunidade, reúnem a equipe para dizer que a empresa irá passar por um momento difícil, para todos se prepararem para a crise. Como você espera que a equipe trabalhe de uma maneira melhor depois disso? Grandes líderes não expõem todos os problemas (nem da empresa, nem os pessoais) para suas equipes. Muito pelo contrário. É quase que um trabalho de pai e mãe: eles tentam poupar emoções negativas e deixar os problemas de lado. A equipe deve estar focada em vender mais, em produzir melhores resultados. Deve estar focada em soluções, e não em problemas.

4. GRANDES LÍDERES TÊM NÍVEIS ALTOS DE PACIÊNCIA E COMPREENSÃO
Grandes líderes permitem que os outros sejam expressivos em suas opiniões e voltados para desafios e oportunidades. Eles sabem que isso ajuda a manter a diversão e a paixão de seus funcionários pelo trabalho. Grandes líderes não estão ocupados demais para ouvir sua equipe. E sabem entender as necessidades, desejos e expectativas de cada um.

5. GRANDES LÍDERES PRODUZEM GRANDES LÍDERES
Líderes excelentes não se sentem ameaçados sem ter o poder e o controle total de uma situação. Eles sabem que não têm a resposta para tudo e nem precisam ter. Eles sabem como construir e incentivar outros líderes sem medo da competição ou da perda de controle. Excelentes profissionais não temem que seus lugares sejam ocupados, pois sabem que há espaço para mais gente excelente. E quanto mais melhor, pois todo mundo ganha.

6. GRANDES LÍDERES DELEGAM E SABEM QUANDO “SOLTAR”
Grandes líderes se rodeiam de pessoas que têm talentos diferentes, habilidades, estilos de comunicação e diferentes jeitos de pensar. Essas diferenças incentivam a liberdade de expressão, a criatividade, a diversidade e a mudança.

7. GRANDES LÍDERES TÊM UM ALTO SENSO DE PROPÓSITO
Eles realmente querem incentivar e servir, ao invés de controlar e mandar nos outros. Eles acreditam em um ambiente de trabalho feliz, saudável e produtivo, onde possam ser um recurso valioso capaz de fazer outros profissionais crescerem, e se tornarem o melhor que eles podem ser.

8. GRANDES LÍDERES RECONHECEM E ACONSELHAM SEUS FUNCIONÁRIOS CONSTANTEMENTE
Grandes líderes dedicam tempo para conversar individualmente com cada membro de sua equipe. Não somente sobre as funções a serem bem desempenhadas, mas também sobre quem eles são e como ajudam uns aos outros dentro da empresa. Grandes líderes sabem o valor e os benefícios de reconhecer sua equipe de diferentes maneiras.

9. GRANDES LÍDERES TÊM INTELIGENCIA EMOCIONAL
Grandes líderes conhecem a personalidade e as habilidades necessárias para liderar, inspirar, treinar e dirigir as pessoas e suas empresas para o próximo nível. Eles usam inteligência emocional que permite serem assertivos e conseguirem seus objetivos de maneira mais eficiente.

10. GRANDES LÍDERES SÃO AUTÊNTICOS E HONESTOS
Grandes líderes sabem o impacto e o valor da honestidade e da autenticidade. Eles estão 100% envolvidos com coração, mente e alma. Eles querem fazer uma diferença positiva com sua equipe, sua empresa, seus clientes, seus produtos etc. Eles acreditam em parcerias e alianças com alta qualidade, excelentes pessoas trabalhando juntas para criar relações “ganha-ganha”.

Veja que para ser um grande líder, não é preciso grandes atos de heroísmo. Nem é preciso mágica ou milagres. Basta que você esteja comprometido com você, com sua profissão, com sua equipe e com sua empresa. E que seu objetivo seja, acima de tudo, ajudar cada um a ser melhor.

Com estas 10 características, você pode agora analisar quais precisam ser mais desenvolvidas. Lembre-se: o poder de ser um grande líder está, acima de tudo, em suas mãos