Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

30 de outubro de 2014

Desenvolva as pessoas


10 filmes para empreendedores

“ O cinema é um bom meio de descrever os comportamentos humanos, organizacionais, as tomadas de decisão, a comunicação, a liderança e tudo que tem relação com um tema específico.”

1. The King’s Speech (2010) – O Discurso do Rei
O terapeuta Lionel Logue, passa para o rei a técnica e “truques” de como ou que falar, mais que isso passa confiança, mostra a postura ideal de uma pessoa pública e até a escolha das palavras na hora de um discurso.
O filme mostra a cumplicidade da amizade entre um terapeuta nada convencional e o Duque de York (que se tornaria o futuro Rei George VI).
George VI (Colin Firth), conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica do posto em 1936. Despreparado, o novo rei pede o auxílio de um especialista em discursos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar seu nervosismo e gagueira. Com o tempo, tornam-se amigos.

2. The Social Network (2010) – A Rede Social
Amigos são amigos, negócios à parte.
Ele pode ser o mais jovem bilionário do mundo, mas o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg não chegou onde ele está sem fazer alguns inimigos pelo caminho. De um dormitório de Harvard para o tribunal, o filme Rede Social (interpretado por Jesse Eisenberg) conta a história do Facebook, as provações e triunfos, e como ele constrói a rede social para o império de bilhões de dólares.
A saga vem com um aviso importante aos jovens empresários sobre a facilidade com fama e fortuna podem prejudicar as relações pessoais.

3. Up in the Air (2009) – Amor sem escalas
O protagonista do filme, George Clooney representa a geração que se defende muito bem com as mudanças tecnológicas e consegue se sustentar. Além dos conflitos de comunicação.
Ryan Bingham (George Clooney) é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários para cortar os gastos das empresas. Quando não está no trabalho, gosta de passar o tempo em quartos de hotéis pouco conhecidos e cabines de vôos. Com uma carta de demissão na mesa de seu chefe e a promessa de trabalho em uma misteriosa firma de consultoria, Bingham está perto de conquistar seu principal objetivo: conseguir dez milhões de milhas como passageiro.

4. In the Pursuit of Happiness (2006) – À procura da Felicidade
A boa ética no trabalho tem um longo caminho.
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade para conseguir um emprego melhor que lhe dê um salário mais digno, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra.

5. The Aviator (2004) – O Aviador
Não tenha medo do “cara grande”.
O filme vencedor do Oscar mostra a carreira de 20 anos do lendário Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), como ele deixa de ser um diretor de cinema Hollywood perfeccionista para um piloto de avião inovador e proprietário de uma companhia aérea. O filme mostra como Hughes assume a Trans World Airlines e tenta competir com a grande e ruim, Pan American Airlines. A estrada é longa e a luta contra a Pan Am. é dura, mas Hughes nunca desiste. E, embora eventualmente Hughes no filme sofria de paranóia e fobias debilitantes, pelo menos faz um breve retorno no final.
A lição deste filme e a história de empreendedor é esta: Nunca tenha medo de assumir uma empresa maior do que a sua.

6. Pirates of Silicon Valley (1999) – Os Piratas do Vale do Silício
A concorrência é boa nos negócios.
Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta. 
Conheça os bastidores da história desses dois homens, que usaram todos os tipos de golpes e armas para ganhar essa revolução. Com Noah Wyle (de Plantão Médico) e Anthony Michael Hall (de O Clube dos Cinco).
O filme é uma ficção, que se traduz uma intensa rivalidade entre dois homens de negócios, e como eles alimentam constantemente a rivalidade.
Considerando que o verdadeiro Steve Jobs e Bill Gates estão agora no topo, o filme mostra (pelo menos um) ponto: Quando você está apenas começando, um pouco de competição nunca fez mal a ninguém.

 7.Jerry Maguire (1996)
Manter o seu valor.
Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido no ramo, mas numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano para com eles. Este fato provoca sua demissão em um curto espaço de tempo e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um temperamental jogador negro de futebol americano (Cuba Gooding Jr.).
O filme nos lembra que começar um negócio nunca é fácil, mas fazer o que você acredita é sempre a escolha certa. No final, ele está mais feliz e mais bem sucedido do que nunca.

8. Wall Street (1987)
Nessa visão envolvente dos bastidores do mundo empresarial em 1980, um jovem e ambicioso corretor (Sheen) é atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial ao ser seduzido pelo poder, status e magia financeira da lenda de wall Street, Gordon Gekko (Douglas). 
Mas ele logo descobre que a riqueza adquirida da noite para o dia tem um preço muito alto. Daryl Hannah e Martin Sheen co-estrelam essa história de impressionante visão moral sobre o sonho americano que deu errado.
Wall Street tem uma forte mensagem moral: a riqueza adquirida da noite para o dia tem um preço muito alto e que a ganância vem quase sempre no caminho do verdadeiro sucesso.

9. Gandhi (1982)
GANDHI não foi um monarca de nações, nem tinha dons científicos. Apesar de pequeno, este homem modesto fez o que nenhum outro homem conseguiu antes. Ele liderou um país inteiro à liberdade – ele deu esperança a seu povo. A história de GANDHI, o homem do século é contada neste filme emocionante e inesquecível. Depois de consumir 20 anos para ser concluída, esta obra-prima ganhou 9 Oscar em 1983, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Com primorosos detalhes, a vida de GANDHI seus princípios e ideais explodem nas telas em cenas impressionantes, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados e a dramática marcha até o mar na qual GHANDHI liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica.
Um filme onde pode-se tirar grandes lições de liderança.

10. Citizen Kane (1941) – Cidadão Kane
Um filme que está entre os melhores da história.
A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Associa a solidão e o sucesso profissional.
Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.





Contra a correnteza


Gerente - Seu Papel Dentro Da Empresa

Quando você menos espera, seu chefe o chama em sua sala e comunica que finalmente você 
será promovido à gerente.
Dá-lhe os parabéns e começa a preparar o comunicado a empresa.
Neste momento você começa a vibrar e tem vontade de gritar de tanta alegria.
Você deu duro para isso.
Porém, passado a euforia, começa a se questionar.
E agora? Será que realmente estou preparado?
E se decepcionar?
Pelo menos comigo, foi assim.

Por isso, achei que seria apropriado escrever para você, que acabou de ser promovido, ou, 
para aqueles que buscam a gerência.
Encontrará aqui informações e dicas sobre esta nova responsabilidade.
Espero que essas dicas possam ajudá-lo a prosseguir com serenidade e determinação nessa nova função.
Neste capítulo, verá o que os maiores mestres em liderança falam sobre o assunto.
Na verdade, o que se espera de um gerente com ascensão sobre sua equipe, é que sua liderança 
contagie seus colaboradores levando-os à execução.
Líderes bem sucedidos não começam perguntando:
 O que eu quero fazer?
 Eles perguntam: O que precisa ser feito?

"Líderes bem sucedidos procuram ser eficazes" - Peter Drucker
Liderar pessoas, influenciando-as a executarem suas tarefas de forma voluntária, nem sempre é uma tarefa fácil.

"Liderança é isso, exercer influência sobre as pessoas, nada mais nada menos." J.C. Maxwell.
Nem sempre as coisas correm tão bem quanto se espera.
No livro "O Monge e o Executivo", James Hunt aborda de forma muito óbvia esta questão.
Às vezes se perde um excelente operador de retro-escavadeira, e a companhia ganha um mau gerente. 
Por muitas vezes presenciei isso acontecer.
Por que, às vezes, quando alguém é promovido, as coisas não saem assim tão bem?
Isso acontece por várias razões, como por exemplo, a sede de poder oculta em algumas pessoas.
Usando uma figura de retórica, parece que alguns quando promovidos, despertam um vírus adormecido 
e oculto.
Quer dizer, algumas características até então não reveladas, começam a florescer.
 Infelizmente para alguns, este vírus é imune e destrutivo.
"Se queres conhecer o caráter de um homem, dê-lhe poder." - Abrahan Lincoln

Assim, fica claro que liderar pessoas em uma corporação, é uma tarefa importante, porém, muitas vezes ingrata.


Fonte: Fernando Fernandes  - (internet)

16 de outubro de 2014

Um bom curso


PENSAMENTOS

Três coisas na vida que depois de passarem não voltam
1. Tempo
2. Palavras
3. Oportunidades

Três coisas que podem destruir uma pessoa
1. Raiva
2. Orgulho
3. Não perdoar

Três coisas que nunca devemos perder
1. Esperança
2. Paz
3. Honestidade
Três coisas que são valiosas
1. Amor Verdadeiro
2. Familia
3. Amigos

Três coisas que nunca podem ser dadas como certas
1. Fortuna
2. Sucesso
3. Sonhos

Três coisas que fazem ser uma pessoa digna
1. compromisso
2. Sinceridade
3. Trabalho honesto


Três verdades constantes
- Pai – Filho – Espirito Santo

Coragem


O poder do entusiasmo

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter Deus dentro de si. 
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários Deuses.
A pessoa entusiasmada era aquela possuída por um dos Deuses, e, por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer coisas acontecerem.
Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres ( Deusa da Agricultura ) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante.
Segundo os gregos só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano.
Era preciso, portanto, entusiasmar-se.
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.
No mundo de hoje é preciso ser entusiasmado.
A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, 
de fazer dar certo.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si.
Acredita nos outros.
Acredita na força que as pessoas têm em transformar o mundo e a própria realidade.
E só há uma maneira de ser entusiasmado.
É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, 
para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma.
Não é o sucesso que faz o entusiasmo. É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.
Há pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, 
para depois se entusiasmarem.
A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma.
O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, por sua empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, por seus estudos, pelo sucesso dos seus amigos???.
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: jamais sairá dessa situação.
É preciso acreditar em você. Acreditar em sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.
Deixe de lado todo o negativismo.

Abandone a descrença e seja entusiasmado com a sua vida e principalmente entusiasmado com VOCÊ. Você verá a diferença.

10 de outubro de 2014

Contratação


Reforce seus pontos fortes

Todos nós, pessoas e empresas, temos pontos fortes e pontos frágeis.
Muitas pessoas e empresas, preocupam-se somente com seus pontos fracos.
Essas pessoas e empresas pensam, errôneamente, que os pontos fortes não precisam ser cuidados, pois que eles já são fortes e portanto se auto-sustentam.
Ficam fixados nos pontos fracos, nas fragilidades, com grande ansiedade para querer corrigí-los. Dando extrema atenção aos pontos fracos e deixando de reforçar os pontos fortes, pessoas e empresas acabam perdendo seus identificadores positivos. 
Na sua empresa, faça um diagnóstico sincero e profundo de seus pontos fortes, seus identificadores positivos, do ponto de vista dos clientes, fornecedores, funcionários, concorrentes e comunidade.
Tente descobrir quais são as suas reais forças, seus reais talentos. Em seguida,  elabore, com sua equipe, projetos específicos para REFORÇAR CADA UM DOS PONTOS FORTES.
A idéia é a de que a sua empresa fique cada vez mais forte, naquilo que ela já é excelente e que você faça mais aquilo que você sabe fazer melhor. 
Reforçando os pontos fortes e identificadores positivos, toda a sua empresa irá trabalhar num clima de positividade muito grande.
E os pontos frágeis, serão atacados dentro de suas realidades, porém sem nunca esquecer os pontos fortes. Um restaurante famoso e conhecido pela sua carne, deve ser cada vez melhor em carne - o seu identificador positivo - ao invés de ficar o tempo todo tentando servir o melhor peixe ou a melhor pizza.
Por certo existirá outro restaurante cujo identificador positivo seja o peixe ou a pizza.
Da mesma maneira sua empresa.
Da mesma maneira, você como pessoa.
CONHEÇA SEUS PONTOS FORTES E REFORCE-OS.
Esse é um dos segredos do sucesso.  

Pense nisso. Sucesso!

Bússula do gestor


7 de outubro de 2014

25 frases motivacionais 2

1.     “Se você pensa que é muito pequeno para fazer diferença, tente dormir em um quarto fechado com um mosquito.” –  Provérbio africano
2.     ” Aquele que pode ver o invisível pode fazer o impossível.” – Frank L. Gaines
3.     “A honra não consiste em não cair nunca, mas levantar cada vez que se cai”. – Confúcio
4.      “A arte de vencer se aprende nas derrotas.” – Simon Bolívar
5.     “O questionamento constante é uma grande fonte de crescimento. E o crescimento, por sua vez, é uma fonte de satisfação.” - Bernardinho
6.     A oportunidade sempre chega, mais cedo ou mais tarde, para todos os que trabalham e desejam. - Desconhecido
7.      “Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.” – Dwight Eisenhower
8.      “Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas…” – Eliane Azevedo
9.     “A glória rapidamente conquistada, rapidamente também se perde”. – Arthur Schopenhauer
10.  “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. – Zig Ziglar
11.  “Alguns homens veem as coisas como são, e dizem ‘Por quê?’. Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não?’” –  George Bernard Shaw
12.  “Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas.” –  William G. Ward
13.  “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.” Ghandi
14.  “Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?” Bertrand Russel
15.  “É importante criar dificuldades para os que têm talento. As facilidades os limitam.” - Bernardinho
16.   “No mundo dos negócios todos são pagos com duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois.”  - Harold Geneen
17.  “O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.” Lao Tsé
18.  “Podemos caminhar sem pressa. Mas nunca caminhar para trás” – Abraham Lincoln
19.  ” O melhor é inimigo do bom.”  - Voltaire
20.   “O líder deve ser um facilitador de bons desempenhos, mas não deve buscar a popularidade.” - Bernardinho
21.   “As pessoas podem duvidar do que você diz, mas acreditarão sempre no que você faz.” – Ralph W. Emerson
22.  “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.” Fernando Sabino
23.  “Aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido… Mas aquele que vai acompanhado com certeza chegará mais longe.” - Desconhecido
24.   “A vitória pertence ao mais perseverante. ”  - Napoleão Bonaparte
25.  ” Seja sempre uma versão de primeira categoria de si mesmo, em vez de uma versão de segunda categoria de outra pessoa”.  - Judy Garland