Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

4 de maio de 2013

''Guanxi'', a chave para o sucesso

"Guanxi" é uma das primeiras palavras em chinês que os estrangeiros aprendem depois de chegar ao país e seu significado e importância refletem um dos traços mais marcantes da cultura local. Com "guanxi" é mais fácil fazer bons negócios, arrumar clientes, resolver problemas burocráticos ou arrumar ingressos para a Olimpíada assim que as vendas oficiais terminaram.

Construído por meio de encontros sociais e troca de presentes, "guanxi" é a rede de relacionamentos de uma pessoa e se baseia no princípio da reciprocidade - se peço um favor para alguém tenho de estar preparada para retribuir quando necessário.
O mundo dos negócios na China depende muito mais dos relacionamentos pessoais do que no Ocidente. O elo de confiança é nutrido em jantares regados a "baijiu", a aguardente chinesa, e inúmeros brindes à amizade. Não é incomum os executivos estrangeiros serem desafiados para "campeonatos" etílicos por potenciais clientes nem terem de encarar o exotismo da culinária chinesa em banquetes intermináveis.
Também é freqüente a queixa dos chineses junto a empresas estrangeiras, quando um funcionário com o qual haviam estabelecido um bom relacionamento é substituído por outro.
Em resumo, não podemos confundir uma boa rede de relacionamentos de intenções claras e com objetivos profissionais com intenções pessoais e aproveitadoras. o Guanxi é bem mais que uma simples filosofia, é o momento em que se abre um leque de oportunidades para crescimento pessoal e profissional, pois, é através do relacionamento que temos o aprendizado coletivo e os melhores exemplos de conduta profissional.
E você, ja fez uma revisão no seu guanxi, pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário