Resiliência significa a habilidade de persistir nos momentos difíceis mantendo a esperança e a saúde física, mental e emocional. As situações adversas no dia a dia condicionam as pessoas a superar determinados obstáculos e a conviver com eles tornando-as mais fortes e preparadas para a função que exercem.
A autoconfiança é fator determinante para uma pessoa resiliente, pois, é confiando primeiramente em si próprio que ela vai aprender e desenvolver novas formas e maneiras de lidar com as situações adversas.
Em geral, a resiliência depende de algumas condições psicológicas internas e externas. No nível interno, são favorecidas as pessoas otimistas, que assumem a responsabilidade pelas próprias escolhas, que prezam a autonomia, que estabelecem vínculos sociais e familiares positivos e que são flexíveis no que diz respeito à mudança de posicionamentos, processos e regras. Ao nível das condições externas estão as relações positivas, àquelas que promovem suporte afetivo/material, acolhimento e cumplicidade.
Outro fator importante e fundamental para o desenvolvimento da resiliência é a estar cercado por pessoas que acreditem na nossa capacidade de superação das adversidades e, por isso, sempre nos incentivem.
Aprender, adaptar-se isso é ser resiliente. Em última instância, é dispor-se para a mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário