Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

9 de setembro de 2015

9 dicas de gestão na crise, por Abílio

Há alguns meses tive o privilégio de ouvir o mega-empreendedor Abílio Diniz retomar sua trajetória profissional, que se mescla intimamente com sua história familiar.
Baixinho e gordinho, Abílio diz que sofria bullying na infância, o que o fez entender mais tarde que não adianta chorar, é preciso ir à luta. Para superar sua agressividade contida, passou a se dedicar aos esportes. A partir daí sua vida começou a mudar.
Abílio é incisivo ao dizer que sua vida é marcada por inúmeras crises que, após esta primeira crise de aceitação social na adolescência, passam a ganhar proporções maiores. A grande crise pessoal enfrentada por Diniz na idade adulta foi na década de 1980, época marcada por grandes brigas na família Diniz, o que marcou fortemente o método de gestão do empreendedor a partir deste momento: “Uma coisa que eu sempre deixo claro para meus alunos na FGV, que é um erro misturar empresa e família. Meu pai era um homem só coração, um bom português. Ele dividiu a empresa em capitanias hereditárias, pois a família era mais importante e quis contemplar a todos de forma igual. Esse caminho não é o bom caminho. É um grande erro a mistura de família com negócios, nessa confusão se corre o risco de se perder ambos. Em casa que não tem pão, todos choram e ninguém tem razão”.
Existem empresas familiares bem sucedidas? Com certeza há inúmeros casos pelo mundo, os holandeses tem uma série de bons exemplos como a C&A, que é uma empresa familiar com mais de 350 pessoas da família trabalhando nela. Existem regras de governança corporativa como se fosse uma empresa de mercado de capital aberto. Segundo Abílio, a melhor formato de empresa é o que ele mesmo aplica na gestão BRF: uma empresa sem dono, uma corporação com acionista com preferência.
Seguem as 9 dicas para gerir seus negócios na crise, por Abílio Diniz:
1.     Tenha espírito de sobrevivência
É preciso ter um plano de onde se quer chegar independente do contexto.

2.     Olhe para a crise como um todo
Não se foco em apenas uma parte e procure entender o que está acontecendo.

3.     Não reclame e não culpe a crise
Busque soluções e saiba que ela vai passar.

4.     Olhe para o espelho e não para a janela
Busque autocrítica e não culpados.

5.     Saiba antecipar para sair mais forte
Não tem crise que não acabe, o importante é ter antecipação para o fim da crise.

6.     Saia com planos
Ande em alta velocidade, mas sem pressa.

7.     Não tome decisões antes do tempo e nem à noite
Não tome decisões sem estar lúcido e com todas as informações, nem mesmo sob pressão, sem os fantasmas da madrugada. Espere até o último momento para fazer algo, pois até lá as circunstâncias podem mudar.

8.     Tente enxergar a crise como uma oportunidade
Em chinês crise oportunidade tem o mesmo significado: aqueles que veem oportunidades saem muito mais fortes de uma crise e se tornam de fato vencedores.

9.     O Brasil é mais forte do que seus governantes
Eu acredito muito na força do brasileiro. Grande parte do Brasil você não sente, é a parte do Brasil que dá certo.
Abílio comenta que “o governo atual tem muita coisa ruim, mas os fundamentos da economia brasileira ainda são sólidos”, arriscando um otimismo. Quando questionado sobre o papel de educador, o pai de 6 filhos – cuja mais velha tem 53 anos enquanto o mais novo tem apenas 5 -, continua: “educar é contribuir para o crescimento do país, acreditando que o que vem pela frente é muito bom”.
O empreendedor encerrou sua palestra com uma provocação: “Olhem pra mim e pensem, se esse cara conseguiu, porque é que eu não posso conseguir? Se você olhar a trajetória da minha vida, eu não era o cara certo, no momento certo, fazendo a coisa certa. Em toda a história da minha vida não tive nenhum lance espetacular. Se eu cheguei até aqui, por que é que todos não podem chegar? Ter sucesso é uma escolha de cada um”.
_____________

William Hertz é sócio-fundador da apis3, consultoria de performance focada em branding, inovação e digital. William Hertz convidou Abílio Diniz para palestrar para mantenedores de escolas Anglo do Brasil inteiro em sua convenção de 65 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário