Quer entender se você está mesmo
preparado para uma crise?
Metade do ano já se foi e a sensação
de que a crise está aí para ficar começa a se abater sobre até mesmo os mais
otimistas.
Começa a ficar claro o tamanho e a
profundidade do buraco em que entramos.
Nenhuma novidade.
Todo mundo sabia
que este ano ia ser mais complicado macroeconomicamente que o ano anterior.
A tal da crise. Todo
mundo sabia que o mar ia estar alto e o vento na cara.
Eu sabia. Você sabia. Eu me preparei.
Você se preparou?
Qual é a sua estratégia para este
ano? Porque, se você prometeu crescimento aos seus investidores, é melhor você
ter um bom plano. Você não vai crescer de graça este ano.
E não adianta só remar mais forte. Força bruta não vai resolver.
Crescer na crise requer que você aumente sua produtividade.
Você tem que ser capaz de fazer mais com menos. Simples assim.
E isto começa com você e com a forma
como você gere seu negócio e sua vida.
1.
Você tem que ser mais eficaz. Cada
ação sua tem que produzir resultado. Tem um amigo meu que fala que não adianta
pescar onde não tem peixe. Adoro esta frase. Eficácia tem a ver com aproveitar
todas as jogadas. Sem desespero, sem desleixo, sem retrabalho. Com foco e
concentração. Faça valer.
2.
Você tem que ser mais eficiente. Sua
energia, seu dinheiro e seu tempo têm que ser gastos da melhor forma possível.
Não desperdice nada. Deixe de fazer tudo que não tem um motivo para ser
realizado. Traga cada ação para a consciência. Não se distraia. Não jogue para
a torcida.
3.
Você tem que ter uma estratégia. Sem
um plano cuidadosamente pensado, você provavelmente vai sair do caminho e vai
perder tempo voltando para ele. É claro que as circunstancias vão te desviar do
caminho mesmo com um plano, mas é mais eficiente desta forma. Sem um plano, é
mais sorte que juízo.
4.
Você precisa ter uma boa estratégia. Para
ter uma boa estratégia você precisa ter boas pessoas, bom método e boa
informação. Boas pessoas para pensar, bom método para obter o melhor das
pessoas e boa informação para ter certeza de que está em contato com a
realidade.
5.
Você precisa saber executar bem. Executar
bem é difícil. Sem uma estratégia que sirva de alinhamento e sem um bom método
que garanta a cooperação entre as diversas áreas é mais difícil ainda…
6.
Você precisa olhar os resultados de perto. Bater
bumbo o tempo todo e ter agilidade para mudar quando perceber que a insistência
não está adiantando.
7.
Você precisa ter gente boa do seu lado. Ou
você vai cansar… E perder o vigor e a clareza mental. Aproveite que vai ter um
monte de gente boa por aí e faça boas trocas com o mercado. Livre-se de quem
não é bom o suficiente. Aproveite e se livre dos mal-humorados, dos
pessimistas, dos chatos… Cuide do clima da mesma forma que cuida do caixa.
Ah! E não tenha medo de inovar. Um
pouco de risco não faz mal a ninguém.
Este é um excelente momento para se
diferenciar, seja por custo ou por atributos superiores. Só tome um cuidado:
ganhe mercado, mas não comprometa caixa à toa.
Tenho insistido neste ponto, mas vou repetir: não
tenha medo de crise! Anos difíceis
são bons para quem é gestor profissional. Você se diferencia
naturalmente… E sai mais forte e mais valioso do outro lado.
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