Abrir uma escola de idiomas sem saber
falar inglês parece algo improvável, mas não para o empresário Flávio Augusto
da Silva, 42, fundador da Wise Up.
O negócio iniciado em 1995 com R$ 20
mil de cheque especial foi vendido em 2013 por R$ 877 milhões para a Abril
Educação.
A venda o levou à lista de
bilionários brasileiros da revista "Forbes" em 2014, com patrimônio
avaliado em R$ 1,04 bilhão.
No mesmo ano em que vendeu a rede da Wise Up, o empresário comprou um
clube de futebol nos Estados Unidos, o Orlando City. O investimento foi de US$
110 milhões (cerca de R$ 300 milhões) e inclui a construção de um estádio em parceria
com a prefeitura local.
No ano passado, o clube anunciou a contratação do meio-campo Kaká e, antes mesmo de estrear na liga principal do país, o time já é avaliado em US$ 325 milhões (quase R$ 900 milhões), segundo o empresário.
No ano passado, o clube anunciou a contratação do meio-campo Kaká e, antes mesmo de estrear na liga principal do país, o time já é avaliado em US$ 325 milhões (quase R$ 900 milhões), segundo o empresário.
Há seis meses, o empreendedor abriu mais uma empresa, o MeuSucesso.com,
um site de cursos online sobre negócios. Em 38 dias no ar, a start-up já havia
faturado o primeiro milhão, vendendo assinaturas anuais de R$ 780. Silva também
é admirado por jovens empreendedores.
Seu canal na internet, o Geração de Valor, tem 2,3 milhões de curtidas
no Facebook.
Para compartilhar seu conhecimento no mundo dos negócios com os fãs, o
empresário foi um dos palestrantes na Campus Party, evento de tecnologia e empreendedorismo
realizado em São Paulo.
Durante sua apresentação, Silva disse que empreender depende de três
elementos básicos: visão, coragem e competência. "Os três devem estar
interligados e, na falta de um, o negócio pode não dar certo."
Veja abaixo cinco dicas do empresário para criar um negócio de sucesso.
1. Veja o que os outros não veem
Para Silva, um empreendedor de sucesso tem visão de negócio, ou seja, a
capacidade de enxergar tendências ou oportunidades em um mercado. "O
visionário vê a onda chegando e já pega a prancha para surfar nela. Ele se
antecipa aos demais", disse.
2. Tenha coragem para correr riscos
Segundo o empresário, nenhum negócio
sai do papel se o empreendedor não tiver coragem. Ele diz que o medo é uma
barreira maior do que a falta de capital para abrir a empresa. "Quem tem
coragem arruma dinheiro emprestado e faz acontecer", afirma.
3. Una execução à gestão do negócio
Aliar conhecimento técnico no ramo de
atuação a práticas de gestão é fundamental para o sucesso do negócio, diz
Silva. Para ele, de nada adianta saber programar se a empresa não souber vender
o produto ou gerir o caixa. "Será preciso montar uma equipe capaz de
executar a ideia e encontrar um sócio com características complementares."
4. Faça a empresa ser independente
Silva afirma que o negócio deve andar com as próprias pernas, sem
depender da presença do fundador. Quando isso acontece, é sinal de que a
empresa está madura, o que aumenta seu valor e credibilidade no mercado.
"Chega uma hora em que o negócio está pronto para decolar e a presença do
fundador atrapalha, muitas vezes, por medo de perder o controle", declara.
5. Não deixe o sucesso subir à cabeça
Manter a essência é um dos grandes desafios do empreendedor, segundo
Silva. Para ele, é muito fácil se enganar e perder o foco quando a empresa dá
lucro e a conta bancária aumenta. "Nunca se esqueça de quem você é. Eu sou
a mesma pessoa que pegava trem lotado todos os dias para trabalhar. Não é minha
conta bancária que determina meu valor ou quem eu sou."
FONTE : site UOL noticias
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