Ryan Hreljac, com apenas seis
anos, assistia a uma aula na sua escola em Kemptville, Canadá, quando a
professora disse que milhares de crianças africanas tinham que andar vários
quilômetros por dia para conseguir um pouco de água suja, escura e contaminada
para beber, e por isso ficavam doentes ou morriam.
Ryan se comoveu com a história, pois tinha água limpa a hora que quisesse, sem nenhum
esforço, bastava abrir a torneira. Perguntou para a professora qual o valor que
precisaria para levar água para as crianças africanas, e ela se lembrou da ONG
WaterCan que perfurava poços na África, e que um poço pequeno deveria custar
cerca de 70 dólares.
Ryan chegou em casa e disse para sua mãe, Susan, que precisava de 70 dólares para construir um poço para as crianças da África. Ela não lhe deu o dinheiro de imediato e disse que ele teria que fazer tarefas domésticas para poder arrecadar esse valor. Ryan então trabalhou 4 meses para conseguir o dinheiro.
Ryan chegou em casa e disse para sua mãe, Susan, que precisava de 70 dólares para construir um poço para as crianças da África. Ela não lhe deu o dinheiro de imediato e disse que ele teria que fazer tarefas domésticas para poder arrecadar esse valor. Ryan então trabalhou 4 meses para conseguir o dinheiro.
Ele e sua mãe foram até a WaterCan, mas
informaram que somente a bomba manual custava 70 dólares.
Para a perfuração do
poço seriam necessários 2.000 dólares.
Eles não tinham esse dinheiro, mas Ryan
falou que voltaria em breve.
Sua energia e determinação animaram e movimentaram
vizinhos, irmãos e amigos.
Todos se propuseram a trabalhar, vender produtos e
conseguir doações.
Em pouco tempo conseguiram arrecadaram 700 dólares, e então
a WaterCan decidiu completar
com o restante do valor.
Em 1999, o tão almejado poço foi construído na Angolo Primary School
Em 1999, o tão almejado poço foi construído na Angolo Primary School
A Ryan’s Well Foundation, criada em
2001, após 10 anos de existência, ajudou a construir mais de 630 poços e 700
latrinas, levando água potável e serviços de saneamento básico para mais de
700.000 pessoas.
Ryan é reconhecido pela Unicef como Líder Global da Juventude
e continua dedicado e empolgado
com seu trabalho na Fundação, dando palestras
em vários países, escolas, igrejas, clubes,
eventos e conferências, falando de
forma apaixonada sobre a necessidade de água limpa em todo o mundo.
Segundo dados oficiais do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) – estudo realizado em 2011 – os afastamentos por problemas psicológicos no
Brasil já ocupam o 3º lugar no ranking oficial.
Cada vez mais os
profissionais estão sofrendo mais com estresse e depressão, provocados principalmente pela
pressão que sofrem em seu ambiente de trabalho, e pela falta de empatia de seus líderes.
Muitos líderes se preocupam em ser simpáticos, mas
pouco se esforçam para ser empáticos,
e alguns talvez nem saibam direito o que
isso significa.
Empatia não é apenas a consciência sobre o que os
outros estão passando, mas um movimento
interior que provoca atitudes de amor e
compaixão pelas pessoas. Empatia vai muito além da identificação.
Podemos até não ter afinidade com alguém, mas
nada impede que busquemos entender as razões
pelas quais essa pessoa se
comporta de determinada maneira.
Por isso, empatia é uma das principais competências de um grande líder, porque o ajuda a colocar-se
Por isso, empatia é uma das principais competências de um grande líder, porque o ajuda a colocar-se
no lugar das pessoas, enxergar com os olhos delas, “calçar
seus sapatos”, e buscar sentir o que elas sentem, para que assim, seja capaz de compreendê-las melhor e
servi-las em suas reais necessidades.
Apenas não confunda empatia com
paternalismo ou complacência.
Como líder, você tem a responsabilidade de
conquistar os melhores resultados, e para isso precisa
exigir o melhor de cada
um de seus liderados todos os dias, porque, quando aceita menos do que isso,
os
incentiva a se conformarem com a mediocridade.
Contudo, pessoas não podem ser apenas tratadas como
“recursos” para a obtenção de resultados, pessoas têm sentimentos e emoções, e
esperam (e precisam) ser tratadas e respeitadas como tal, portanto, seja um líder empático, e cuide do recurso
mais valioso que você tem em suas mãos: o ser humano.
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