Um bom líder procura evitar que estes
pensamentos e frases estejam presentes em seu dia a dia. Pode ser que eles
surjam sorrateiramente em sua mente, por isso, fique atento, e lembre-se:
Talvez você não consiga evitar que um pássaro pouse em sua cabeça, mas está em
suas mãos a decisão de deixa-lo construir ali o seu ninho.
“Você não é pago para pensar”
É o mesmo que dizer: “Não quero ouvir o
que você pensa porque pessoas mais inteligentes do que eu me fazem sentir
inseguro!”.
Esta frase “de ataque”, de fato é um
instrumento de defesa para o líder que tem medo de que alguém revele uma ideia
mais brilhante que a sua.
Como fez o filósofo Mario Sergio
Cortella, a riqueza do trabalho em equipe está no estoque de conhecimento, ou
seja, na sinergia do conhecimento de todos, e isso só é possível quando o líder
permite e incentiva que este conhecimento seja compartilhado.
“Aqui é trabalho; não é para ser
divertido”
Diversão não é antônimo de Seriedade.
Um trabalho pode ser sério, e ao mesmo tempo divertido, por isso é importante
que haja momentos de prazer, lazer e diversão no dia a dia.
O bom humor no trabalho ajuda a manter
o bom clima organizacional e, consequentemente, melhora a disposição e
motivação das pessoas.
“Não é culpa minha”
Uma das principais características de
um líder de sucesso é a consciência de sua responsabilidade sobre tudo o que
lhe é conferido: resultados, pessoas, desafios, etc.
Ainda que não tenha sido o líder ou sua
equipe que tenham criado um problema, sua responsabilidade é participar da
solução dele, em vez de reclamar ou tentar se eximir de uma possível culpa.
Comentários como esse demonstram fraqueza, falta de resiliência e ausência de
compromisso com o resultado.
“Sempre fizemos assim”
O líder é uma figura de transição.
Não importa o jeito que foi feito até
hoje; o que importa é o que pode ser feito de agora em diante para obter
resultados extraordinários, portanto, esse pensamento e essa frase devem ser
abolidos do dicionário do líder.
É preciso renovar e inovar, já que uma
das poucas certezas que temos atualmente é que a única coisa que não muda é que
tudo muda o tempo todo.
“Eu só contrato pessoas que pensam como
eu”
A maior riqueza de uma equipe está a
diversidade de talentos, pensamentos, comportamentos e ideias. Pensar e falar
dessa maneira demonstra a falta de disposição do líder em sair da zona de
conforto para ter que lidar com pessoas diferentes dele, deixando claro que ele
está mais preocupado consigo mesmo, do que com os resultados que sua equipe
pode alcançar.
“Com quem você pensa que está falando?”
Poder é bem diferente de autoridade, mas
alguns líderes ainda confundem as duas coisas. Autoridade é a habilidade de
levar as pessoas a fazer as coisas de bom grado por causa de sua influência
pessoal.
Poder é a capacidade de obrigar ou
coagir as pessoas a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo
quando elas não querem fazê-lo.
O poder funciona muito, mas por pouco
tempo, tendo como contrapartida a obediência, enquanto a contrapartida da
autoridade é o respeito.
Por isso, evite este tipo de frase ou
pensamento, evitando que a busca do poder anule sua autoridade.
“Não faça perguntas. Apenas faça o que estou
dizendo”
A capacidade de fazer boas perguntas é
um dos principais fatores que distinguem as pessoas e equipes bem-sucedidas das
demais.
São as perguntas que abrem as portas de
novas possibilidades, portanto, como líder, além de perguntar muito, você
precisa fomentar a liberdade de perguntar em sua equipe.
Lembre-se, as pessoas se comprometem
com aquilo que ajudam a criar, portanto, incentive a criatividade através de
perguntas, suas, ou de sua equipe.
“Errar não é uma opção”
Ninguém erra porque adora errar.
Certamente alguns erros são fruto de
falta de atenção ou cuidado, contudo, ser intolerante a erros pode significar a
estagnação do desenvolvimento das pessoas, porque o erro faz parte do processo
de aprendizado.
Tudo o que é bem feito hoje, já foi mal
feito um dia, inclusive as coisas que você faz, portanto, use os erros como
ponto de alavancagem para o acerto.
Obviamente, não precisa incentivar o
erro, mas quando ele ocorrer, use-o como ponto de partida para a excelência.
“Não quero saber quais são suas
prioridades! Esta é sua nova prioridade”
Um líder não precisa ser intimo das
pessoas, mas deve estar próximo delas.
E estar próximo significa conhecer
sobre sua carga de trabalho, saber se pode ajuda-lo ou apoiá-lo em algo, se
está precisando de algum recurso, treinamento, ou mesmo um apoio num assunto
pessoal. Aqui vemos novamente o uso do poder em detrimento da autoridade. Manda
quem pode, obedece quem tem juízo. Isso não funciona mais em liderança.
“Tem muita gente que gostaria de ter o
seu emprego”
Uma clara demonstração de liderança
baseada na ameaça e no medo.
Uma total falta de interesse,
compromisso e preocupação com a pessoa que está a sua frente.
Se a pessoa não está feliz naquilo que
faz, o papel do líder é apoiá-la em buscar algo que esteja mais conectado com
seus talentos e identidade, ainda que seja em outro lugar. Isso, contudo, não
se faz com ameaças ou comentários maldosos e indiretos como este.
“Se eu quiser isso bem feito, eu mesmo
tenho que fazer”
Essa é bem comum. O líder que pensa ou
fala assim, entende que “Aqui ninguém é, e tampouco pode ser tão bom quanto
eu”. Pensando assim, o líder tende a ficar sobrecarregado e, além de deixar de
fazer o que deveria por estar fazendo aquilo que não deveria, pelo fato de não
acreditar que as outras pessoas sejam suficientemente capazes, ainda limita o
crescimento e desenvolvimento de seus liderados, causando frustração e
desmotivação na equipe.
“Pra que desenvolver as pessoas, se
elas ficam boas e vão embora? Melhor mantê-las fazendo o básico. Assim eu as
retenho”
Eu já ouvi esta frase em alguns dos
treinamentos que ministrei. Parece algo difícil de pensar, mas não é tão
incomum assim. O líder existe por causa das pessoas, e para as pessoas. Sem
elas a liderança simplesmente inexiste.
Portanto, o papel primordial do líder é
apoiá-las em seu desenvolvimento. Certamente elas crescerão e alçarão novos
voos, e quem sabe venham a substituir o próprio líder, para que este líder
possa igualmente alçar voos ainda maiores. Afinal, um líder insubstituível é
também um líder “impromovível”.
“Não me traga problemas. Traga-me
soluções”
É muito importante que o líder
incentive as pessoas à buscar soluções para os problemas, para que elas se
tornem resilientes e autônomas, contudo, é igualmente importante que o canal
para conversas abertas e sinceras esteja aberto.
Ninguém sabe tudo, as pessoas têm
conhecimento, talentos e competências diferentes, e nem sempre conseguirão
encontrar sozinhas a solução de um problema, por mais preparadas que estejam.
Incentive a pro-atividade, mas mantenha as portas abertas para uma boa conversa
de aprendizado.E você, se lembra de mais alguma “perola” que o líder deveria
evitar dizer?
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