Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

14 de agosto de 2014

5 lições que o RH pode tirar da vitória alemã na Copa do Mundo

A Alemanha ganhou da Argentina, se tornando campeã mundial depois de longos 24 anos sem títulos. Diferente de alguns outros campeonatos, esse está sendo considerado por todos como um título muito merecido, por ter sido conquistado pela melhor equipe da copa (isso nem sempre acontece no futebol).

Mas quais foram algumas das estratégias do futebol alemão que podemos adotar como lições para a nossa vida profissional, principalmente para quem trabalha com Recursos Humanos?

1) Crie uma visão de longo-prazo inspiradora e ambiciosa
Após a má campanha no começo dos anos 2000 o futebol alemão revolucionou seus conceitos. Dentro desses conceitos, o mais importante foi que eles criaram a visão de que o futebol alemão deveria ser um futebol que não apenas fosse vencedor, mas que fosse bonito, bem jogado e que trouxesse alegria aos seus torcedores.
Todo o resto foi resultado do cumprimento de estratégias que levassem à essa visão.

2) Invista no desenvolvimento de novos talentos
A partir dessa visão, os alemães construíram centros de desenvolvimento de talentos por todo o país. Não apenas com infraestrutura, mas também com cursos de treinadores para que as pessoas diretamente responsáveis por desenvolver jogadores estivessem alinhadas com a visão estratégica principal, que era de se jogar o bom futebol.
Uma dessas estratégias, por exemplo, foi que novos talentos deveriam passar pelo menos 50% do seu tempo treinando especificamente a sua parte técnica.

3) Esteja pronto para incorporar inovações de fora
Muitos perceberam que o futebol alemão nessa copa foi muito parecido com o futebol praticado bem sucedidamente pela Espanha nesses últimos anos.
Os alemães, embora sem fugir das suas próprias características, abraçaram a grande inovação feita no futebol moderno para transformar seu time em uma equipe vencedora.
A humildade para aprender com os melhores e a flexibilidade para incorporar inovações foi fundamental para o título desse ano.

4) Encontre o balanço entre experiência e juventude
Vimos no exemplo da equipe brasileira que a inexperiência pode causar danos a uma equipe.
O mesmo acontece no mundo corporativo. Mas também é verdade que em ambos os casos ter juventude na equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa ou uma seleção.
Saber balancear diferentes gerações para que trabalhem juntas não é uma tarefa simples, mas é fundamental agregar sabedoria ao vigor para se atingir objetivos.

5) Seja acessível, humilde e se divirta
Ambientes pesados não são bons para o futebol e muito menos para uma empresa.
Os alemães deram muitas amostras de estarem se divertindo em sua sede em frente à praia na Bahia e pelas outras cidades que passaram.
Construir uma cultura que saiba balancear a diversão com a responsabilidade é a chave de um trabalho de grupo bem executado e, o mais importante de tudo, de fazer as pessoas felizes.
De nada adianta atingir os objetivos se o processo para chegar lá é doloroso ou simplesmente chato demais?

E você? Que outras características da seleção alemã que você gostaria de incorporar na sua e

Nenhum comentário:

Postar um comentário