Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

18 de julho de 2014

Dicas de como não motivar uma Equipe

Guarde tudo para si: Todo mundo quer roubar suas idéias.
Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.
Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles: afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si, e mantendo em segredo tudo o que fazem. 
Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua…
Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério
Se ele estiver *mesmo* precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por ele.
Certifique-se de que não haverá incentivos. Especialmente recompensas, presentes e encontros. 
Isto amolece o grupo.
Não tome qualquer atitude: sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Power point usando todas as palavras da moda.
Não respeite a agenda alheia: Mostre que é você quem manda. 
Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.
Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto: aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. 
Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.
Nunca esclareça totalmente os objetivos: definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! 
Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida.
“Horários e prazos são para funcionários, líderes de verdade chegam a hora que quer e fazem o que querem com o resto.”

Sua vez:
que dica você daria a quem quer destruir a efetividade das equipes de trabalho que comanda?
“Nunca aceite ideias/recomendações de membros da sua equipe. Eles sempre estão errados.”


Nunca chame o funcionário a sois para falar sobre alguma insatisfação em relação ao trabalho dele: espere toda a equipe chegar e fale com ele, alto e em bom tom, para que todos ouçam ou espere a próxima reunião geral.

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