Guarde tudo
para si: Todo mundo quer roubar suas idéias.
Não compartilhe nada. Se for fazer uma
apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte
será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles
antes da apresentação definitiva.
Não se dê ao
trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles: afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si,
e mantendo em segredo tudo o que fazem.
Ademais, por que se preocupar? A
continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua…
Se algum
membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a
sério.
Se ele estiver *mesmo* precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar
por ele.
Certifique-se
de que não haverá incentivos. Especialmente recompensas, presentes
e encontros.
Isto amolece o grupo.
Não tome
qualquer atitude: sempre existe chance de que seus
colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor.
Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Power point
usando todas as palavras da moda.
Não respeite
a agenda alheia: Mostre que é você quem manda.
Atrase
o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima
antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido
agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.
Sempre
considere que todos estão integralmente alocados ao projeto: aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem
envolvidas com nenhum outro projeto ou operação.
Se você controla mais do que
um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma
premissa.
Nunca
esclareça totalmente os objetivos: definir os objetivos antes de ter o
trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo
objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz!
Além disso, expor o
objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos
projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de
seu ciclo de vida.
“Horários e
prazos são para funcionários, líderes de verdade chegam a hora que
quer e fazem o que querem com o resto.”
Sua vez:
que dica você daria a quem quer
destruir a efetividade das equipes de trabalho que comanda?
“Nunca aceite
ideias/recomendações de membros da sua equipe. Eles sempre
estão errados.”
Nunca chame o
funcionário a sois para falar sobre alguma insatisfação em
relação ao trabalho dele: espere toda a equipe chegar e fale com ele, alto e em
bom tom, para que todos ouçam ou espere a próxima reunião geral.
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