Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

3 de julho de 2014

A empresa de fora para dentro

Peter Drucker, o pai da administração moderna, afirmava que dentro de uma empresa só 
existem centros de custos.
Os únicos centros de lucro estão fora da empresa - são os clientes.
E o maior problema dos gestores é que eles ficam dentro de suas empresas e não vão ao 
encontro dos clientes.
Não vão ao mercado.
Não coletam informações diretamente dos clientes e fornecedores em primeira mão, 
recebendo informações filtradas de seus assessores e aí decidem mal.
 O executivo atua em organizações das quais vê, quando muito, o lado de fora apenas 
através de lentes espessas e que distorcem a realidade.
O que ocorre no mundo exterior em geral não é conhecido de maneira direta, e sim por meio 
de informações incluídas em relatórios, que são como filtros da organização, diz Drucker.
Os executivos, em sua maioria, ficam presos em seus escritórios com suas caixas de e-mails lotadas 
e passam a maior parte do tempo em reuniões internas, respondendo e-mails, revendo projeções 
financeiras e contratos.
Passam muito pouco tempo ou quase nenhum no mercado, onde os clientes realmente estão, 
onde as coisas realmente acontecem, onde o lucro realmente está.
Presos em seus escritórios, como diz Peter Drucker, os dirigentes só recebem informações já 
filtradas pelos assessores, diretores, gerentes e decidem com base nessas informações que 
nem sempre são fiéis à realidade, pois todas as pessoas têm a tendência de defender seus 
empregos e suas posições e poderão, desta forma, distorcer a verdade em benefício próprio.
 Assim, quando a empresa passar por alguma dificuldade, seus dirigentes devem se lembrar de 
que devem sair da empresa e ir ao mercado para conversar com clientes, fornecedores e estudar, 
como base na realidade concreta, o que poderão fazer para enfrentar os desafios que se apresentam.
A empresa deve ser gerida de fora para dentro.

Todos os dirigentes devem viver clientes” e estudar clientes para descobrir o foco de cada um deles, 
pois o foco de uma empresa é o foco de seus clientes e o total comprometimento com o sucesso 
de cada um deles.

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