Tudo o que você diz sobre as coisas interfere na
imagem que as pessoas fazem de você,
independente se é um comentário no horário
de almoço ou a exposição de uma ideia na reunião.
Por causa disso, é preciso tomar cuidado com o que
se fala em um ambiente de trabalho.
1- "Será que isso faz sentido?”
Quando um colega propõe uma ideia, ao invés de questionar a proposta da pessoa com ar de desprezo, pergunte o que ela pensa sobre o assunto, explica a coach Tara Sophia Mohr.
Quando um colega propõe uma ideia, ao invés de questionar a proposta da pessoa com ar de desprezo, pergunte o que ela pensa sobre o assunto, explica a coach Tara Sophia Mohr.
2- “Isso não é justo”
Reclamar dizendo que algo é uma injustiça não vai mudar a situação.
Reclamar dizendo que algo é uma injustiça não vai mudar a situação.
De acordo
com o autora do livro “Well Said! Presentation and Conversations That Get
Results”,
Darlene Price, o ideal é estruturar o seu argumento e debater para
obter resultados.
3- “Eu não tive tempo”
Na maioria das vezes, essa frase não passa de uma mentira, pois se você não fez a tarefa,
Na maioria das vezes, essa frase não passa de uma mentira, pois se você não fez a tarefa,
você provavelmente se esqueceu dela. A dica é se organizar para
deixar todas as atividades em dia.
4- “Apenas” ou "Só"
Adicionar "apenas" ou "só" como palavras de enchimento em frases, como dizer "Eu só quero verificar se..."
Adicionar "apenas" ou "só" como palavras de enchimento em frases, como dizer "Eu só quero verificar se..."
ou "Eu só acho
que..." pode parecer inofensivo, mas prejudica o que você está
dizendo.
Tara explica que essas palavras dão a entender que o orador está
na defensiva, sem elas,
você vai falar com mais autoridade.
5- “Mas eu mandei um e-mail há uma semana”
Se alguém não te responde algo, é seu trabalho ir atrás da resposta. É bem melhor ser proativo ao se comunicar do que deixar outra pessoa assumir a culpa.
Se alguém não te responde algo, é seu trabalho ir atrás da resposta. É bem melhor ser proativo ao se comunicar do que deixar outra pessoa assumir a culpa.
6- "Eu odeio..." ou "É tão chato
quando...”
Insultos não têm lugar no escritório, especialmente quando dirigida a uma pessoa específica ou a prática da empresa. Esse tipo de linguagem parece infantil.
Insultos não têm lugar no escritório, especialmente quando dirigida a uma pessoa específica ou a prática da empresa. Esse tipo de linguagem parece infantil.
7- "Isso não é da minha
responsabilidade”
Mesmo que uma tarefa não seja seu dever específico, fazer outras tarefas que estejam ao seu alcance mostra que você é uma pessoa que sabe trabalhar em equipe e está dedicada à empresa.
Mesmo que uma tarefa não seja seu dever específico, fazer outras tarefas que estejam ao seu alcance mostra que você é uma pessoa que sabe trabalhar em equipe e está dedicada à empresa.
8- "Você deveria ter...”
Darlene afirma que essa frase sugere que o orador está apontando os defeitos do outro e provocando um sentimento de culpa. Ao invés disso, ela sugere uma abordagem mais positiva, como “No futuro, eu recomendo...”.
Darlene afirma que essa frase sugere que o orador está apontando os defeitos do outro e provocando um sentimento de culpa. Ao invés disso, ela sugere uma abordagem mais positiva, como “No futuro, eu recomendo...”.
9- "Posso estar errado, mas...”
Essa expressão reduz, imediatamente, o impacto de tudo que você está prestes a dizer, ou seja,
Essa expressão reduz, imediatamente, o impacto de tudo que você está prestes a dizer, ou seja,
isso diminui o significado da sua contribuição.
10- "Desculpe, mas...”
Isto implica que você está sendo automaticamente irritante.
Isto implica que você está sendo automaticamente irritante.
"Não se
desculpe por ocupar espaço,
ou por ter algo a dizer", diz Tara.
11- "Na verdade..."
Começar uma frase com a expressão “na verdade” coloca distância entre você e o ouvinte por
Começar uma frase com a expressão “na verdade” coloca distância entre você e o ouvinte por
insinuar que ele estava, de alguma forma, errado.
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