Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

11 de maio de 2014

A crise da Rússia

Parece incrível, mas tenho visto empresas, vendedores e até empresários que agora descobriram uma nova desculpa para não acreditar e não investir. É a "Crise da Rússia".  
Depois da desculpa do "El Niño" que todo mundo usou para não fazer as coisas certas em 97 e 98, agora, "graças a Deus" (sic) apareceu essa Crise da Rússia para nos servir de desculpa.
Tenho visto a "crise da Rússia" ser responsabilizada pelas coisas mais incríveis.
Desde a queda de vendas em supermercados, até o fracasso em lançamentos imobiliários 
e a queda na venda de veículos nacionais.
Será verdade?
Terá a "crise da Rússia" alguma coisa a ver com o dia-a-dia do nosso mercado?
Será que não estamos apenas buscando mais uma desculpa? Acredito que sim!
A "crise da Rússia" não pode ser responsabilizada pelas nossas ineficiências.
Outro dia um lojista me disse que as vendas haviam caído muito e que a "crise" estava 
fazendo com que ele amargasse prejuízos imensos.
Fui com ele até a sua loja. Encontrei uma loja triste, escura, antiga.
Funcionários mal-encarados, sem uniforme ou identificação...
Perguntei a ele há quanto tempo ele não renovava as vitrines?
Há quanto tempo não treinava seus funcionários?
Há quanto tempo não buscava novos produtos?
Há quanto tempo não mandava uma mala-direta para seus clientes?
Fomos até um telefone e liguei para a sua loja e fiz uma série de perguntas ninguém soube responder.
O atendimento foi péssimo! O atendimento era da pior qualidade...
A loja dele, de fato, estava vazia!
Outro lojista, do mesmo shopping, porém, me disse que a "crise" não o havia atingido.
Ele estava vendendo a cada dia mais.
Fomos até a sua loja.
O que vimos? Vitrines renovadas, funcionários treinados, café expresso para clientes no fundo da loja, 
poltronas para os maridos descansarem e lerem uma revista ou jornal enquanto a mulher fazia as compras.
Vi uma loja arejada, clara, limpa, alegre!
Fui a um telefone e liguei para a loja perguntando sobre seus produtos e fui maravilhosamente bem atendido! Precisa dizer mais?
Não é a "crise da Rússia" que está matando as empresas.
São elas próprias que não compreenderam que o mercado mudou, que o cliente mudou,está mais exigente -  que a competição está cada vez mais acirrada e que agora é hora de mudar ou morrer!
Antes de falar da "crise da Rússia", faça um exame de consciência e veja se a "crise" não está mesmo é dentro de você.


Texto de : Luiz Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário