Na verdade, gerenciar nos escalões
intermediários em qualquer corporação é extremamente importante. São estes
líderes que fazem as coisas acontecerem dentro das empresas, muitas vezes sem
reconhecimento.
Segundo uma pesquisa realizada, veja o que os colaboradores apreciam dos
gerentes em termos de comunicação verbal:
Palavras de reconhecimento e recompensa por um trabalho bem feito;
Solicitações de contribuições — opiniões, estimativas e sugestões;
Demonstrações de interesse — perguntar por suas famílias, atividades etc;
Informações claras sobre o que esperam deles;
Oferecimento de ajuda;
Serem chamados pelo nome;
Encorajamento de demonstrações de confiança;
Manifestação de crítica de forma reservada, educada e construtiva;
O
que os colaboradores não apreciam na atitude dos gerentes:
Fofocas - não é uma atitude profissional, magoa
as pessoas e destrói o moral;
Serem ignorados - simplesmente não estabelecerem nenhuma comunicação verbal;
Críticas expressas de forma grosseira, sobretudo na frente dos colegas;
Fala e tratamento ríspidos, como se os colaboradores fossem pessoas inferiores;
Reclamações e destaque permanente ao que há de negativo;
Gritos e berros;
Linguagem chula e imprópria;
Ameaças;
Trabalho
em Equipe:
Uma das funções dos gerentes é liderar para
cima, para baixo e para os lados, como disse John W. Maxwell em líderes 360º.
Precisa amalgamar seus subordinados e torná-los coesos.
Para isso, se faz necessário o trabalho em equipe. Extrair resultados das
pessoas, fazendo com que elas deem o seu máximo, nem sempre é fácil. Cabe a
você, como líder essa missão. Se acha difícil, bem vindo a liderança. Você foi
promovido para conseguir melhorar os resultados da empresa. Fazer sua equipe apresentar
resultados positivos.
- Outra tarefa importante que cabe ao líder, é a formação de outros líderes.
Hoje mais do que nunca, líderes precisam gerar outros líderes.
Muitas vezes isso é negligenciado, porque alguns líderes têm medo de sombra.
Medo de serem sobrepujados e verem seu brilho ofuscado.
Não se esqueça que liderar tem a ver com relacionamento. Trabalhar em equipe
exigirá isso de você. É imperativo que seus subordinados confiem em você para
poder seguí-lo.
Conhecer as pessoas de sua equipe e relacionar-se com elas é uma estrada a
percorrer. Preocupar-se saudavelmente com as pessoas, gera um espírito de
gratidão. Seus colegas verão que são mais do que apenas um número no crachá.
Procure conhecer as pessoas que estão sob seu comando. Envolva-se com elas.
Lembre-se que não precisa ser o "Dr. Sabe tudo". Ninguém é. O que
precisa é liderar. Todas essas ações fazem parte de se trabalhar em equipe.
Note o que disse Ken Blachard, citando uma pesquisa realizada, a fim esclarecer
por que as equipes fracassam.
Dez
principais razões por que equipes fracassam:
1. Falta de diretrizes sábias que definam o
propósito central da equipe e como essa trabalhará de forma unida para
alcançá-la.
2. Incapacidade de decidir no que consiste o trabalho pelo qual a equipe é
responsável de forma interdependente e mútua.
3. Falta de responsabilidade mútua.
4. Falta de recursos para cumprir com o trabalho, incluindo o tempo.
5. Falta de liderança eficaz e liderança compartilhada.
6. Falta de normas que fomentem a criatividade e a excelência.
7. Falta de planejamento.
8. Falta de apoio da gerência.
9. Inabilidade para lidar com conflitos.
10. Falta de Treinamento em habilidades de trabalho em equipe, em todos os
níveis.
O
Tempo
Este é um fator importantíssimo a ser levado em
consideração, se você quiser ser um gerente eficaz. Aprenda a usá-lo de maneira
sábia. Como disse Peter Drucker: "O
suprimento do tempo é totalmente inelástico."
A tendência das empresas é desperdiçar este bem precioso. O gerente precisa
estar atento às suas programações, apegando-se a ela ao máximo a fim de cumprir
sua agenda. Lembro que sua agenda não pode ser algo totalmente rígido. Tudo que
é rígido em excesso tem a tendência de partir.
É muito fácil cair na armadilha de ter seu tempo monopolizado pela sua
equipe. É necessário que você construa um plano de ação. Note o que
Drucker disse novamente sobre isso: "Gerentes
eficazes... não começam pelas suas tarefas. Começam pelo seu tempo. E não
iniciam com um planejamento. Iniciam sabendo onde seu tempo é realmente
empregado."
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