Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

26 de janeiro de 2014

Quatro dicas para deixar seu local de trabalho mais prazeroso

Saber se você está sendo reconhecida é um dos pontos que podem melhorar o dia a dia
Estar todos os dias no mesmo lugar, com as mesmas pessoas e executando as mesmas 
tarefas pode se tornar cansativo, mas é possível ganhar uma dose extra de ânimo usando 
um pouquinho de jogo de cintura. 
A headhunter (especialista em recrutamento) Elisama Cintra explica em quatro passos 
indispensáveis com driblar as armadilhas do mundo corporativo e ficar de bem com o seu trabalho.

Relacione-se bem com o seu chefe
Não importa a personalidade do superior: mais rígido ou tranquilo, a função dele é garantir o 
bom andamento do seu trabalho. Então esteja pronta para críticas e elogios, mas se a implicância 
com você for demasiada, espere passar o momento de estresse e aborde o tema com mais calma. 
“Bater e frente pode acabar transformando a conversa em uma discussão e até mesmo gerar 
um conflito pessoal, que pode ser ainda mais prejudicial ao funcionário”, explica Elisama.
Ainda que o bom senso seja necessário, nunca deixe um assunto mal resolvido. 
De acordo com a especialista, no entanto, é melhor retomar a conversa sempre com soluções 
para o problema. “Não adianta ficar se justificando e dar desculpas, isso só piora a situação”, diz.

Cansou do trabalho? Calma!
Todo mundo sente um estresse maior no ambiente de trabalho quando a pressão cresce e 
os prazos diminuem”, afirma. 
Antes de entrar em crise, contudo, a pessoa deve colocar na balança se realmente gosta 
do que faz. “Se isso se provar verdade, a fase passará”, conta.

Se infelizmente a pessoa perceber que o sentimento de abatimento persiste, talvez seja hora 
de procurar outro lugar. “Ela pode estar ocupando um espaço em que outro profissional seria 
feliz e ao mesmo tempo se fazendo triste sem necessidade”, explica Elisama. 
É importante não ter medo de tentar novamente.

Reconhecimento
Apesar de estar há tempos na empresa não sabe se o seu desempenho está sendo avaliado 
corretamente? Não deixe a dúvida pairar e peça um feedback para o seu chefe. 
“Em algumas companhias o profissional sabe se seu trabalho está sendo reconhecido por meio 
de recompensas como premiações ou bônus pelos resultados que ele trás, mas não há a 
verbalização desse reconhecimento”, conta. Para a headhunter, é uma atitude saudável 
perguntar e ouvir quais os acertos e pontos a melhorar.
Não precisa ser um processo formal, por meio de uma avaliação de resultados escrita, por exemplo. 
Basta perguntar para a chefia se está com 15 minutos livre e, se a resposta for sim, proponha 
a conversa. “Afinal, se você não souber qual a expectativa da empresa e do chefe, você fica sem
diretriz”, afirma.
Colegas de trabalho
Pessoas que você nunca pensou conhecer convivendo sob o mesmo teto por, pelo menos, 
oito horas diárias. Essa situação pode ser assustadora, caso o relacionamento interno seja ruim. 
Por isso, Elisama acredita que manter o profissionalismo entre todos é a melhor saída, “no ambiente 
de trabalho você acaba se identificando mais com algumas pessoas e outras você só considera colegas. 
Mas, mesmo com essa identificação, é preciso manter um relacionamento amistoso com todos 
da mesma forma”, diz.

Caso a amizade fique muito evidenciada entre funcionários de uma companhia, conflitos 
internos podem aparecer. Os outros podem pensar que existem diferença de tratamento 
e até mesmo preferências e facilidades, principalmente se for com relação à chefia. 
É preciso saber separar o profissional do pessoal, se deseja desfrutar da afinidade fora da 
empresa, convide as pessoas para um happy hour, ou chame para uma reunião em casa.

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