Saber se você está sendo
reconhecida é um dos pontos que podem melhorar o dia a dia
Estar todos os dias no mesmo lugar, com as mesmas
pessoas e executando as mesmas
tarefas pode se tornar cansativo, mas é possível
ganhar uma dose extra de ânimo usando
um pouquinho de jogo de cintura.
A
headhunter (especialista em recrutamento) Elisama Cintra explica em quatro
passos
indispensáveis com driblar as armadilhas do mundo corporativo e ficar de
bem com o seu trabalho.
Relacione-se bem com o seu chefe
Não importa a personalidade do superior: mais
rígido ou tranquilo, a função dele é garantir o
bom andamento do seu trabalho.
Então esteja pronta para críticas e elogios, mas se a implicância
com você for
demasiada, espere passar o momento de estresse e aborde o tema com mais calma.
“Bater e frente pode acabar transformando a conversa em uma discussão e até
mesmo gerar
um conflito pessoal, que pode ser ainda mais prejudicial ao
funcionário”, explica Elisama.
Ainda que o bom senso seja necessário, nunca deixe
um assunto mal resolvido.
De acordo com a especialista, no entanto, é melhor
retomar a conversa sempre com soluções
para o problema. “Não adianta ficar se
justificando e dar desculpas, isso só piora a situação”, diz.
Cansou do trabalho? Calma!
Cansou do trabalho? Calma!
Todo mundo sente um estresse maior no ambiente de
trabalho quando a pressão cresce e
os prazos diminuem”, afirma.
Antes de entrar
em crise, contudo, a pessoa deve colocar na balança se realmente gosta
do que
faz. “Se isso se provar verdade, a fase passará”, conta.
Se infelizmente a pessoa perceber que o sentimento de abatimento persiste, talvez seja hora
Se infelizmente a pessoa perceber que o sentimento de abatimento persiste, talvez seja hora
de procurar outro lugar. “Ela pode estar ocupando um espaço em
que outro profissional seria
feliz e ao mesmo tempo se fazendo triste sem
necessidade”, explica Elisama.
É importante não ter medo de tentar novamente.
Reconhecimento
Apesar de estar há tempos na empresa não sabe se o seu desempenho está sendo avaliado
Apesar de estar há tempos na empresa não sabe se o seu desempenho está sendo avaliado
corretamente? Não deixe a dúvida pairar e peça um feedback para o seu
chefe.
“Em algumas companhias o profissional sabe se seu trabalho está sendo
reconhecido por meio
de recompensas como premiações ou bônus pelos resultados
que ele trás, mas não há a
verbalização desse reconhecimento”, conta. Para a headhunter,
é uma atitude saudável
perguntar e ouvir quais os acertos e pontos a melhorar.
Não precisa ser um processo formal, por meio de uma
avaliação de resultados escrita, por exemplo.
Basta perguntar para a chefia se
está com 15 minutos livre e, se a resposta for sim, proponha
a conversa.
“Afinal, se você não souber qual a expectativa da empresa e do chefe, você fica
sem
diretriz”, afirma.
Colegas de trabalho
Pessoas que você nunca pensou conhecer convivendo
sob o mesmo teto por, pelo menos,
oito horas diárias. Essa situação pode ser
assustadora, caso o relacionamento interno seja ruim.
Por isso, Elisama
acredita que manter o profissionalismo entre todos é a melhor saída, “no
ambiente
de trabalho você acaba se identificando mais com algumas pessoas e outras
você só considera colegas.
Mas, mesmo com essa identificação, é preciso manter
um relacionamento amistoso com todos
da mesma forma”, diz.
Caso a amizade fique muito evidenciada entre
funcionários de uma companhia, conflitos
internos podem aparecer. Os outros
podem pensar que existem diferença de tratamento
e até mesmo preferências e
facilidades, principalmente se for com relação à chefia.
É preciso saber
separar o profissional do pessoal, se deseja desfrutar da afinidade fora da
empresa, convide as pessoas para um happy hour, ou chame para uma reunião em
casa.
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