Administrador de Empresas, com ênfase em Gereciamento Mercadista. Com forte experiência no Varejo.

24 de janeiro de 2014

O que é ética?

Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) é o nome geralmente 
dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais que norteiam a conduta
 humana em sociedade (o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado). 
Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, 
tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, 
a ética busca pelo pensamento humano a fundamentação teórica para encontrar o 
melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, 
tanto na vida privada quanto em público.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, 
assim como o ato praticado.

O que é ética profissional?

Como já foi dito, a Ética estuda os valores e princípios morais de uma sociedade 
e seus grupos e  cada grupo possui seu próprio código de ética
A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados por 
grupos profissionais no ambiente de trabalho .
Cada empresa ou profissão possui um conjunto de normas e atitudes aceitas e por vezes até obrigatórios.
Alguns princípios éticos atendem a necessidades específicas das profissões ou são relativos a atividades de uma empresa, outros são quase que universais, como:
1.   Educação e respeito aos colaboradores, clientes e fornecedores;
2.     Idoneidade, honestidade, sigilo profissional e altruísmo;
3.    Aderência as melhores práticas profissionais e a legislação em vigor;
4.   Cooperação e divulgação de conhecimentos com  os demais membros da equipe entre equipes da empresa;
5.    Respeito à hierarquia interna e obediência as regras e normas da empresa;
6.    Busca de crescimento profissional, mas com honestidade, lealdade e respeito aos demais profissionais;

Porque é tão importante ser um profissional ético?

O profissional que apresenta uma atitude pautada em valores éticos hoje está sendo cada vez mais valorizado. Isto porque no mundo extremamente competitivo,  está cada vez mais difícil encontrar profissionais eficientes, mas que ao mesmo tempo não faça qualquer coisa para alcançar resultados e obter vantagens.
O profissional que apresenta atitudes antiéticas com clientes, fornecedores e colegas de trabalho:

·     Fatalmente será antiético com a empresa, se o mesmo em algum momento 
    achar vantajoso fazer isso.

·    É um risco em potencial para os negócios, pois em algum momento pode 
    tomar atitudes  ilegais ou imorais que se vierem a público poderão criar uma 
   imagem negativa para a marca da empresa, gerar multas e processos judiciais, 
   queda no valor em bolsa  e até mesmo o fim de suas atividades  (ver o exemplo da Enron).


Portanto, o profissional que deseja melhorar sua empregabilidade e seu marketing pessoal de forma consistente deve agir sempre conforme a ética universalmente aceita e o código de ética de sua profissão e da empresa, assim como age em conformidade com as normas técnicas e leis vigentes.

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