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29 de janeiro de 2014

7 mitos sobre liderança em que você deve parar de acreditar

Líder não nasce líder, e nem todo gestor sabe liderar. Veja outras revelações feitas por especialistas que desmentem mitos muito difundidos por aí

 

Líder nasce líder
"Fulano é um líder nato". Talvez esta seja uma das frases mais ouvidas
quando se trata de liderança. Mas, acredite, não passa de um mito.
Segundo o especialista em gestão de pessoas e professor do Insper
José Valério Macucci, ninguém nasce predisposto a influenciar
pessoas e algumas características básicas da liderança podem ser
aprimoradas ou até mesmo aprendidas com o tempo.
"A organização e a disciplina, por exemplo, são pontos que podem ser trabalhados".
Por outro lado, o respeito às pessoas é um valor que é adquirido na primeira infância
- ou seja nos primeiros anos de vida de uma criança.
"Mas não é uma questão de genética.
É um valor repassado pelos pais", afirma o professor. Fernando Jucá,
sócio da consultoria Atingire, concorda:
"todos podem ser líderes, mas alguns não querem, porque não é fácil". 

O líder sempre ocupa cargos no alto escalão de uma empresa
Ao contrário do que se pensa, a liderança não é exercida "de cima para baixo" dentro de uma organização.
Ela acontece em todos os níveis, porque é um processo de influência.
Segundo Jucá, qualquer pessoa se torna um líder quando impulsiona
a performance dos demais, ajuda a construir o futuro da organização e
promove o engajamento e o desenvolvimento de uma equipe.
"A liderança não pode ser instituída com um cargo porque ela não é imposta.
O liderado precisa aceitar", diz Renato Ferreira, coordenador dos cursos de
especialização da FGV-EASP, a escola de administração da Fundação Getúlio Vargas.
Por esse mesmo motivo, segundo ele, nem todos os que ocupam cargos altos
em uma determinada empresa são de fato líderes.
"Aquele chefe que é respeitado por obediência, e não por influência, na verdade
não é um líder".

O líder tem que saber "falar bem"
Mais do que saber falar, alguém só é mesmo líder quando sabe ouvir, segundo
o professor Renato Ferreira. "A liderança é um processo de conexão que vai além
da relação formal estabalecida por modelos hierárquicos.
Por isso, o líder precisa conhecer as necessidades das pessoas com quem ele interage". 

O bom líder elogia em público e corrige em particular
De acordo com o professor Macucci, o feedback possitivo em público pode, às vezes,
cruzar a fronteira da "bajulação". Da mesma forma, ele diz que, em determinadas situações, o erro de uma pessoa deve ser exposto ao grupo para gerar aprendizado.
"Mas isso precisa ser feito sem procurar culpados, para não gerar conflito". 

O líder é aquele que tem servidores
A imagem do líder que tem vários subordinados e tem o poder de delegar muitas
tarefas pode estar no imaginário de muita gente. Porém, "a relação é justamente inversa,
líder é aquele que serve as outras pessoas", afirma Fernando Jucá, sócio da
consultoria Atingire.

O líder deve ser amigo dos colaboradores
Não basta proteger e ser amigo. Um líder precisa influenciar e contribuir para o
crescimento de quem ele comanda. "Aqueles que nos fazem ser melhores do que
achávamos que podíamos ser é que marcam a nossa vida", diz Jucá. 

Existe uma receita para a liderança efetiva
Estudar inúmeros livros com dicas sobre como se tornar um líder efetivo, não
fará o menor sentido caso a pessoa em questão não conheça bem o time que
ela pretende liderar.
Segundo Ferreira, "para poder exercer influência sobre alguém, é preciso entender
as suas características". Segundo ele, a liderança varia de acordo com as
pessoas e as situações. 

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