Paulo Storani, 51, foi capitão
do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro de 1994 a
1999, o que lhe rendeu a função de consultor dos filmes "Tropa de
Elite" 1 e 2.
Mestre em antropologia,
pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos, hoje ele
dá palestras sobre como construir equipes de alto desempenho baseado nos
métodos de treinamento do Bope.
O Bope é uma tropa de elite da
polícia do Rio de Janeiro, chamada em situações em que os pelotões normais da
PM não conseguem resolver o conflito. Por causa da dificuldade, cada trabalho
do Bope sempre é chamado internamente de missão.
"Os momentos de crise
exigem mais da gente. Missão exige sacrifício. Transforme seus objetivos em
missões para alcançá-los", declara Storani.
Veja as dicas do ex-capitão do
Bope para formar um time qualificado e bem-sucedido na sua empresa:
1 – Seja transparente e
objetivo:
explique claramente qual é o
trabalho e deixe que as pessoas decidam se querem participar dele ou não.
2 – Mostre o valor do trabalho:
apenas enxergando o valor
daquela tarefa é que as pessoas vão se dedicar o suficiente para alcançar os
resultados desejados.
3 – Tenha voluntários:
Storani diz que todos os
membros do Bope são voluntários. Eles correm mais riscos no seu trabalho e não
recebem a mais por isso. Ele acredita que voluntários se dedicam mais, pois
estão ali porque querem, ou seja, veem o valor do trabalho ou se identificam de
alguma maneira com a causa. Isso aumenta o comprometimento.
4 – Faça uma seleção rígida:
escolha os funcionários por sua
qualidade técnica, experiência e, principalmente, pela determinação. Ela fará
com que a equipe coloque as ações em prática.
5 – Prepare a equipe:
mobilize e capacite seus
funcionários. Defina o papel e a importância de cada um, exaltando o time.
"Se tiver alguém desmotivado, ele puxa os outros para baixo. Da mesma
forma, se tiver alguém interessado apenas em fazer sua parte, ele pode passar
por cima de outros para isso, desestabilizando a equipe", declara Storani.
6 – Faça um planejamento:
elabore um plano de ação para
atingir o resultado esperado para a missão. Tenha estratégias e táticas.
7 – Tenha um plano B:
Storani diz que o plano ideal
dificilmente é executado, geralmente por limitações de tempo e financeiras. Por
isso, tenha caminhos alternativos que levem ao objetivo.
8 – Execute o plano com
excelência:
o ex-capitão do Bope define
excelência como "o melhor desempenho, com máxima segurança e mínimo
esforço, ou seja, sem desperdício".
9 – Tenha um padrão de qualidade:
o padrão de qualidade não deve
ser baseado no melhor integrante da equipe e, sim, no pior. Afinal, se ele faz
parte da equipe, deve ser considerado.
10 – Avalie resultados e
aprenda:
confirme as ações positivas e
corrija as que deram errado. Storani diz que, no treinamento, há um tanque de
água gelada para onde os soldados vão quando fazem alguma atividade errada.
"Lá, eles têm duas opções: pedir para sair do Bope ou voltar para a
atividade, correndo o risco de retornarem ao tanque se errarem de novo. O que
parece uma punição é, na verdade, uma superação, pois quando saem do tanque
molhados e gelados, eles se dedicam com muito mais energia para a missão",
afirma.
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