Perfil empreendedor é o mais buscado, segundo
pesquisa do IDCE.
Pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para
Executivos (IDCE) mostra que as organizações estão de olho naquelas pessoas com
perfil empreendedor, que se sentem parte (importante) do negócio.
“Os produtos hoje estão muito parecidos, a dificuldade das empresas é
garantir um diferencial”, diz Fabricio Barbirato, diretor-executivo do IDCE. E
é justamente essa diferenciação tão necessária no mercado atual que o
empreendedorismo dos funcionários traz às empresas, segundo o especialista.
“Mas a organização precisa estar aberta para isso também”, lembra Barbirato.
Mas o que
o profissional empreendedor faz de diferente dos demais? É isso que EXAME.com
foi perguntar ao diretor executivo do ICDE. Confira as
5 características principais:
1 Visão
ampla do negócio
Um profundo interesse por todas as
áreas de uma empresa é o primeiro aspecto de quem assume a posição de
empreendedor sendo funcionário. “A primeira coisa é ter o conhecimento da
empresa”, diz Barbirato.
Extravase os limites da sua baia.
Procure conhecer resultados financeiros, produtos, o mercado
em que atua, os clientes e
os concorrentes da empresa em que você trabalha. “O
ideal é conhecer globalmente para agir localmente”, diz Barbirato.
2 Tempo
e vontade de ir além das suas atividades
Pessoas com perfil empreendedor não ficam restritas às atividades de
rotina. Proativas, fazem as suas entregas obrigatórias e ainda encontram tempo
para ir além. “Ele só pode pensar em fazer algo novo depois de fazer o que
pedem para ele”, diz Barbirato.
3 Atitude
Pessoas que têm atitude geralmente se
antecipam à demanda e por isso são tão disputadas pelas empresas. “É sempre
tentar fazer algo diferente, antes do tempo”, diz Barbirato.
Vasculhar novos fornecedores, pensar e
sugerir maneiras de melhorar os processos e procedimentos são exemplos de ações
nesse sentido, que ajudam a empresa a conseguir diferenciais
competitivos.
4 Espírito
de liderança
Não é preciso ser chefe para se imbuir do espírito de liderança. “É
mobilizar as pessoas para as atividades”, diz Barbirato. Profissionais assim
gostam e são bons em inspirar colegas e engajar pessoas em projetos que vão
gerar mais negócios para a empresa, de acordo com Barbirato.
5 Criatividade
Ninguém precisa ser genial para ser criativo. “A criatividade não
necessariamente precisa ser inovadora também”, afirma Barbirato. Ajustes em
processos, redução de custo e aumento de produtividade são fatores que, em
conjunto, melhoram a performance da empresa. E todos eles surgem a partir de
ideias.
Observação e inspiração contam muito neste processo de exercitar a mente
e deixar o terreno fértil para o surgimento de novas maneiras de cumprir
tarefas e processos. Além disso, é preciso também saber organizar e estruturas
as ideias para colocá-las em prática. “É ter a ideia e pensar na implementação
dela”, diz Barbirato.
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