Um funcionário motivado vale por 1000 - o caso
Fedex - Motivação no Ambiente Organizacional
Certamente
você já ouviu a expressão "vestir a camisa da empresa", isso no
ambiente organizacional, nas pequenas e médias empresas é repetido exaustivamente,
afinal, o que significa vestir a camisa da empresa? Confira o artigo que pode
ser usado em práticas de motivação no trabalho que
relata a história do funcionário da FEDEX, o funcionário nota 1000.
A missão
de um motorista de caminhão da Fedex não é apenas entregar as encomendas. É
assegurar que tais encomendas cheguem aos seus destinatários em perfeitas
condições e no prazo correto.
Estes
motoristas têm em mente que não se tratam apenas de simples pacotes, trata-se
de um material cirúrgico que poderá salvar a vida de alguém, ou de um contrato
que poderá fechar ou desfazer um negócio, uma carta
de amor para refazer um matrimônio desfeito, em fim, algo muito importante.
O cenário
é o Noroeste do Canadá, um dia normal de novembro, inverno com temperaturas
abaixo de zero e uma entrega a ser feita. Apenas uma.
O
motorista da Fedex seguia sozinho em seu caminho, rumo ao ponto final de
entrega. Já estava tão longe das grandes cidades que nem sinal de celular
pegava mais.
Na metade
do trajeto, perto da fronteira com o Alaska, uma barreira de neve havia desmoronado
da montanha e obstruído a única via de acesso ao seu destino final. Mas o
funcionário lembrou que há 50km atrás havia um heliporto. Virou seu caminhão,
foi ao heliporto, e com seu cartão de crédito (lá nos EUA os limites de crédito
são bem maiores) pagou o frete ida e volta de helicóptero para entregar sua
encomenda a tempo, sem entrar em contato com a sede da Fedex. Na época gastou
5.000 dólares de seu limite de crédito. A entrega foi feita a tempo e o cliente
ficou satisfeito.
Muitos
colegas de outras empresas e até mesmo familiares ficaram admirados com a
coragem do motorista. Muitos achavam que ele poderia ser demitido ou que não
pudesse reaver o dinheiro gasto. Mas o motorista disse que não tinha nada a ver
com coragem. Afirmou que só passou seu cartão de crédito porque tinha CERTEZA
que sua empresa iria fazer seu ressarcimento, pois tinha plena convicção de sua
missão e do que lhe é esperado, bem como dos valores de sua empresa.
Dito e
feito. O fiel motorista teve seu cartão coberto pela Fedex e ainda ganhou a
Medalha Púrpura, a maior premiação da Fedex, como forma de reconhecimento e
agradecimento por seus esforços e dedicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário