A criatividade e a inovação são
características muito exaltadas no mundo empresarial como fator de sucesso nos
negócios. De fato, criar um produto ou serviço diferente do que já há no mercado
pode fazer a empresa conquistar espaço, ou mesmo rever processos internos e
inovar na forma de fazer as coisas pode trazer redução de custos e melhorar a
vida financeira do negócio.
Fábio Zugman, autor do livro “Criatividade
sem segredos”, da Editora Atlas, diz que a criatividade é o processo de
realizar algo criativo, por exemplo, criar um novo jeito de trabalhar. Já a
inovação é algo criativo que já deu certo e está pronto para ser reproduzido.
“A criatividade dá trabalho e leva tempo. É necessário tentar, errar, continuar
tentando até o dia em que dará certo.”
Ele diz que é possível ser criativo e
inovador em todas as etapas da empresa, não apenas no produto final. “As
pessoas e as empresas costumam dizer que os criativos são o pessoal da publicidade
ou desenvolvimento de produto, mas não. Todos podem ser criativos. O
advogado pode propor uma saída criativa para um problema jurídico, o financeiro
pode propor uma forma de pagamento de dívida criativa para não precisar de
financiamento, por exemplo”, declara.
Dar
liberdade para os funcionários darem sugestões pode ser uma grande fonte de
ideias, afinal, quem está na linha de frente da operação tem mais condições de
ver o que pode ser melhorado, de acordo com Zugman. “Crie condições para o seu
funcionário querer inovar e empreender, mas sem puni-lo se a tentativa der
errado.”
Erick
Krulikowski, gestor de projetos na área cultural e sócio-diretor da empresa
Setor i, diz que o empreendedor tem que envolver e motivar as pessoas para
favorecer o ambiente criativo.
“A
criatividade tem mais resultados nos negócios se não ficar presa a um grupo
específico da empresa. Um ambiente criativo é um ambiente onde o fluxo de
pessoas e ideias é livre. Mais do que promover a ‘sua’ ideia, é importante
conduzir o grupo para chegar a uma boa ideia para a empresa.”
Segundo
Adriana Baraldi, especialista em criatividade para inovação, ser questionador é
a base para ser criativo nos negócios. “As boas respostas começam com boas
perguntas, e por isso o exercício do questionamento livre de amarras pode
ajudar bastante. O teste dos ‘Por quês’ ajuda a desmontar respostas e falsos
argumentos, e utilizar a expressão ‘e se...’ contribui para imaginar cenários”,
afirma.
Entretanto,
ter um ambiente criativo não significa a ausência de processos. Pelo contrário,
querer inovar demais pode até ser prejudicial. "Até a criatividade deve
ser, de certa forma, planejada. Equilibre soluções criativas com processos já
bem conhecidos pela empresa", diz Baraldi.
Confira a
seguir, cinco dicas para tornar o ambiente da empresa estimulante para a
criatividade:
1. Dê liberdade para os
funcionários criarem, eles podem ser uma grande fonte de ideias
2. Seja questionador. As boas respostas começam
com boas perguntas
3. Envolva e motive as pessoas de
todas as áreas, a criatividade tem mais resultados se não ficar presa a um
grupo específico
4. Amplie seus interesses e dos
funcionários, estimule contato com atividades como teatro e cinema, e até
projetos paralelos
5. Pense em soluções simples e
diferentes para os problemas
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