Apesar de
a economia global apresentar sinais remotos de recuperação, os dias continuam
difíceis, e as empresas em todo o mundo reagem com dificuldade. Em tempos
assim, são comuns as demissões, os cortes de despesas e a extinção de programas
voltados ao funcionário - medidas adotadas como reação à pressão financeira.
Mas podemos dizer que estas são estratégias ideais a longo prazo?
No afã de alcançar novos clientes sem perder os já conquistados, facilmente nos esquecemos de um dos aspectos mais importantes da fidelidade do cliente: a fidelidade do funcionário. Por isso, é fato comprovado: funcionários fiéis representam um impacto extremamente positivo sobre a fidelidade e a conservação do cliente. Dessa forma, manter funcionários satisfeitos e motivados é fator fundamental, mesmo que – e especialmente se – promoções, bonificações e benefícios tenham se tornado uma coisa do passado. Veja, aqui, algumas estratégias.
1. Em tempos difíceis, mantenha-se em constante comunicação com seus funcionários. Não importa se as notícias são ruins; mantenha seus funcionários informados sobre mudanças na empresa para que possam compreender a situação. Não permita que boatos e rumores gerem mal-estar e tensão; em vez disso, promova harmonia e confiança, sendo honesto com os funcionários. Na verdade, tente estabelecer uma comunicação bilateral e peça a opinião deles: o funcionário demonstra grande satisfação quando sua opinião é solicitada e pode apresentar algumas idéias excelentes sobre como melhorar a empresa.
2. Fique atento às preocupações de sua equipe.
No afã de alcançar novos clientes sem perder os já conquistados, facilmente nos esquecemos de um dos aspectos mais importantes da fidelidade do cliente: a fidelidade do funcionário. Por isso, é fato comprovado: funcionários fiéis representam um impacto extremamente positivo sobre a fidelidade e a conservação do cliente. Dessa forma, manter funcionários satisfeitos e motivados é fator fundamental, mesmo que – e especialmente se – promoções, bonificações e benefícios tenham se tornado uma coisa do passado. Veja, aqui, algumas estratégias.
1. Em tempos difíceis, mantenha-se em constante comunicação com seus funcionários. Não importa se as notícias são ruins; mantenha seus funcionários informados sobre mudanças na empresa para que possam compreender a situação. Não permita que boatos e rumores gerem mal-estar e tensão; em vez disso, promova harmonia e confiança, sendo honesto com os funcionários. Na verdade, tente estabelecer uma comunicação bilateral e peça a opinião deles: o funcionário demonstra grande satisfação quando sua opinião é solicitada e pode apresentar algumas idéias excelentes sobre como melhorar a empresa.
2. Fique atento às preocupações de sua equipe.
A maneira mais rápida de provocar indisposição nos
funcionários e prejudicar o seu moral é ignorá-los. Mesmo que não haja meios de
eliminar todas as suas preocupações quanto a horas de trabalho, promoções e
pagamentos, o simples fato de ouvi-los e colocar-se a par de seus problemas é
algo valioso. Acompanhe o problema quando e se esta for a solução apropriada e,
mesmo não havendo meios de se chegar a uma solução adequada, informe o
funcionário imediatamente; assim, ele perceberá que ao menos você se empenhou
de alguma forma.
3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
3. Assegure-se de que as mudanças envolvam todos os níveis da organização.
É plenamente possível que as demissões sejam algo
inevitável. Contudo, para impedir que o moral dos que ficam seja gravemente
prejudicado, a alta administração tem diante de si uma importante tarefa, isto
é, absorver um pouco do peso desses cortes – seja reduzindo seus salários ou
gratificações e regalias. Embora o funcionário compreenda que algumas mudanças
e cortes se fazem necessários em virtude da nova realidade dos negócios, será
mais fácil para ele aceitar tais mudanças se elas abrangerem a organização como
um todo, e não apenas seu próprio nível hierárquico.
4. Evite fazer pressão.
4. Evite fazer pressão.
Provavelmente,
seus funcionários passam por um momento de extrema pressão - assim como você.
No entanto, apesar do otimismo em alta e do aumento da demanda, este não é o
momento para começar a interferir no trabalho de sua equipe. Se você fez um bom
trabalho de contratação, então provavelmente já conta com um grupo competente
de pessoas que sabem o que estão fazendo; envolver-se demasiadamente em seu
trabalho pode, na verdade, causar mais problemas do que resolvê-los. Sendo
assim, mantenha um interesse genuíno pelo trabalho de seus subordinados, o que
é bem prudente, mas procure não se intrometer, a não ser quando evidentemente
necessário.
5. Lembre-se de dizer "obrigado".
Agradecer
é a coisa mais simples, e talvez a mais importante, que você possa fazer para
elevar o moral e a fidelidade de seus funcionários. Em tempos de recessão
econômica, quando gratificações monetárias e promoções vão se tornando cada vez
mais raras, é extremamente vital agradecer a contribuição prestada por seus
funcionários e reconhecer seus esforços e realizações.
Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.
Administrar uma empresa nunca foi tarefa fácil e, agora, está mais difícil ainda. Contudo, com o apoio e comprometimento de funcionários talentosos, há maiores chances de que você supere esses tempos de desafios econômicos e emerja fortalecido.
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